Grupos prioritários já podem se vacinar contra gripe em Rio Preto

Vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde

Hiltonei Fernando

Vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde
foto: Marco Aurélio Barbosa

A vacinação contra gripe de 2025 começou na quarta-feira (2), em Rio Preto-SP. As doses chegaram ao município na última terça-feira e já estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde.  Este ano, e estimativa é de que 207.892 pessoas sejam vacinadas na cidade, sendo 132.797 com meta de 90% de cobertura vacinal — idosos, gestantes e crianças. 

O aposentado Sebastião Luiz dos Santos foi um dos primeiros a receber a vacina. Aos 80 anos, ele foi até à unidade básica de saúde do Estoril para fazer exame de sangue, e aproveitou para se vacinar. "Aproveitei para receber a vacina da gripe e da Covid, tem que cuidar da saúde. Faz muitos anos que recebo a vacina da gripe, porque tem que prevenir", disse.

Quem compartilha da mesma opinião é a aposentada Derci Alves Ferreira. "Eu acho a vacina ótima. Tive câncer de mama e, como sou do grupo de risco, tenho que me cuidar. Desde que comecei a receber a vacina, não tive mais gripe forte. Eu incentivo as pessoas a virem". 

A gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos, enfatizou a importância da vacinação. "É muito importante fazermos a vacinação neste período do ano, que é o começo do outono, porque o vírus da gripe, assim como outros vírus respiratórios, circula com mais intensidade quando as temperaturas caem e o tempo fica mais seco. É uma vacina segura que traz grandes benefícios, evitando complicações e hospitalizações", disse.

Quem pode se vacinar?

O Ministério da Saúde elencou grupos prioritários para receber a vacina:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
  • Idosos;
  • Gestantes e puérperas;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Professores do ensino básico e superior;
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento;
  • Profissionais das forças armadas;
  • Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Trabalhadores dos correios;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Povos indígenas e quilombolas.

Onde a vacina está disponível?

A vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Rio Preto. O horário da vacinação é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS João Paulo II/Jaguaré, o horário é ampliado até às 18h30, enquanto na UBS Solo Sagrado, o horário é até às 19h30.

Como se vacinar?

O munícipe que faz parte do público-alvo deve procurar a UBS mais próxima da residência, levando o documento pessoal, e, se tiver, a carteira de vacinação. Para os grupos especiais, é necessário apresentar comprovante de função ou de condição (comorbidade). 

As doses são aplicadas por ordem de chegada.

Por que se vacinar?

A imunização contra a gripe é fundamental para prevenir formas graves da Influenza. Em 2024, Rio Preto registrou 215 casos de Influenza e 24 óbitos, reforçando a importância da vacina. No entanto, a cobertura vacinal da campanha atingiu apenas 60%, abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A vacina contra a Influenza é trivalente, protegendo contra os principais vírus em circulação. Este ano, a composição inclui os vírus H1N1, H3N2 e B (Victoria), todos inativados e fracionados, garantindo segurança e eficácia.

Informação: Secom Rio Preto

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.