Golpistas usam nomes de secretarias para roubar dados e pedir dinheiro

O golpista tenta se passar por um fiscal de posturas

Hiltonei Fernando

Golpistas usam nomes de secretarias para roubar dados e pedir dinheiro
O golpista tenta se passar por um fiscal de posturas
foto: prefeitura de Rio Preto

Golpistas estão tentando se passar por agentes municipais e subtrair dados pessoais de moradores deforma irregular. As informações são da prefeitura de Rio Preto-SP. Já foram registrados casos relacionados às secretarias de Obras, Fazenda, Trânsito e Transportes, assim como Trabalho e Emprego.

Em alguns casos, o morador recebe um e-mail afirmando que é preciso informar dados para atualização cadastral ou verificação de multas. Os golpistas tentam se passar por servidores da Fazenda e de Obras. Porém, o contato que envia a mensagem não pertence a nenhum setor do poder público municipal.

No caso falsamente atribuído à Secretaria de Trânsito e Transportes, o golpista tenta se passar por um fiscal de posturas que cobra multas inexistentes. No caso da Secretaria de Trabalho e Emprego, a oferta é de descontos em cursos profissionalizantes e de pós-graduação alegando ser a oferta resultado de parceria entre ONG e a pasta.

A prefeitura de Rio Preto-SP informou que todos esses contatos são falsos e que, na dúvida, o mais indicado é entrar em contato com as secretarias por meio dos telefones fixos abaixo:

Secretaria de Obras de Rio Preto

(17) 3203-1230

Secretaria da Fazenda

(17) 3203-1187

Secretaria de Trânsito e Transportes

(17) 3213-9660

Secretaria de Trabalho e Emprego 

(17) 3211-4950

Informação: Ademir Terradas/Secretaria de Comunicação