Dengue: quatro cidades do Noroeste Paulista decretam situação de emergência

As cidades são Rio Preto, Tanabi, Potirendaba e Glicério

Hiltonei Fernando

Dengue: quatro cidades do Noroeste Paulista decretam situação de emergência
As cidades são Rio Preto, Tanabi, Potirendaba e Glicério
foto: saúde.rs.gov

A cidade de Rio Preto-SP fechou 2024 com mais de 51 mil notificações de dengue, sendo que desse total, 29.428 foram confirmadas. Além disso, o município registrou 7.084 casos da doença só no mês de dezembro. Os números são da Secretaria Municipal de Saúde.

A cidade registrou ainda 17 mortes pela dengue no ano passado. E como 2025 também começou com os números em alta, a prefeitura já decretou situação de emergência em saúde pública. Além de Rio Preto-SP, outras três cidades seguiram o mesmo protocolo: Glicério-SP, Potirendaba-SP e Tanabi-SP.

A cidade de Glicério-SP, com quatro mil habitantes, segundo a prefeitura, já registrou este ano 50 casos da doença no município. O número assusta, se levar em conta que em 2024 a cidade teve 83 casos da doença no ano inteiro.

Já Potirendaba-SP decretou situação de emergência em saúde pública na terça-feira (6). Com cerca de 18 mil habitantes, em dezembro de 2024, a cidade teve 382 casos confirmados e, segundo informações da prefeitura, o número de casos no ano passado triplicou em relação à 2023.

O secretário de Saúde de Tanabi-SP, Lucas Michelini, informou ao BandMulti que o município de 25.265 habitantes, em 2024, teve 2.120 casos notificados e 546 casos positivos de dengue.