Defesa Civil Estadual realiza oficina em Rio Preto na quinta-feira (10)

Treinamento que acontece no auditório da Acirp

Hiltonei Fernando

Defesa Civil Estadual realiza oficina em Rio Preto na quinta-feira (10)
Treinamento que acontece no auditório da Acirp
foto: Ivan Feitosa

A Defesa Civil do Estado de São Paulo realiza, nesta quinta-feira (10), a Oficina Preparatória para a Operação São Paulo Sem Fogo no município de São José do Rio Preto-SP. A iniciativa tem como objetivo capacitar agentes da Defesa Civil, brigadistas e produtores rurais, preparando-os para prevenir e combater incêndios florestais durante o período de estiagem, que se inicia em junho. A Oficina é presencial e tem início às 8h, no Auditório Acirp – Anatol Konarski - Av. Bady Bassitt, 4052 – Centro. 

O treinamento será realizado para 96 municípios da Região. A oficina faz parte da estratégia do Estado para o período de Estiagem 2025, quando o risco de incêndios aumenta devido às condições climáticas, como baixa umidade e redução das chuvas. 

Os participantes receberão, nesta data, treinamentos teóricos que abrangem técnicas de prevenção e resposta ágil a emergências, além de promover a integração das ações entre diferentes órgãos e comunidades locais. 

Os alunos aprenderão sobre ações preventivas tanto em espaços públicos como em propriedades rurais, acionamento de aeronaves e planos de contingência para o período, mapas regionalizados com histórico de fontes de calor, soltura de balões, impactos da estiagem na saúde e sistema de comando em emergência, apresentados pelas instituições que compõem o Comitê Executivo da Operação.

Como inovação no ano de 2025, após o término do treinamento e, seguindo os critérios estabelecidos em lei, os municípios receberão um kit estiagem para auxiliar no combate a incêndios em vegetação.

Em 2024, as oficinas preparatórias treinaram cerca de 2 mil pessoas em todo o estado. A Operação São Paulo Sem Fogo do ano passado teve investimento de mais de R$ 18 milhões, sendo 1.598 horas de voo, sendo lançando mais de 7 milhões de litros de água sobre os focos de incêndio, além dos investimentos em ações emergenciais e de assistência aos municípios atingidos.

Informação: Secom Rio Preto