As Secretarias de Saúde de várias cidades do Estado de São Paulo promovem a Campanha de Prevenção ao HIV ao longo do mês de dezembro. A proposta é ampliar o número de pessoas com conhecimento de seu status sorológico e promover a vinculação ao tratamento daquelas que tenham resultados reagentes.
O projeto é uma alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids e, por isso, as secretarias decidiram, em parceria com o Estado, colocar em prática a Campanha Fique Sabendo. Dados do governo federal mostram que 0,4% da população brasileira tem o vírus HIV e não sabe, por isso, as equipes de saúde buscam intensificar a importância dos testes.
Segundo profissionais da área da saúde, a maior parte dos casos positivos da doença é no público jovem e, a busca pelo teste, geralmente acontece quando a pessoa apresenta algum sintoma.
Em Rio Preto-SP, a campanha é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde com a intensificação das testagens de HIV e Sífilis, além de distribuição de insumos de prevenção, como preservativos e orientações nas salas de espera.
Em Bauru-SP a campanha acontece até sábado (7) no calçadão da Batista de Carvalho, das 10h às 14h. São realizadas atividades como testagem rápida em parceria com Rotary Club.
Já em Araçatuba-SP a campanha segue em todas as Unidades Básica de Saúde até o dia 20 de dezembro. Em Presidente Prudente-SP a ação vai até sexta-feira (6), com testagens no CIEE Campus 1, das 8hs às 10hs.