O Procon Móvel, unidade itinerante que leva os serviços de defesa do consumidor para diversos pontos de Rio Preto-SP, registrou um crescimento de 34,2% no número de atendimentos em 2024, na comparação com o ano anterior. Foram realizados 239 atendimentos neste ano, ante 178 em 2023.
Os atendimentos incluem orientações, denúncias e abertura de reclamações e a maior atividade se reflete não apenas nos números, mas também na variedade de pontos atendidos: neste ano, o Procon Móvel esteve presente em feiras livres, no Centro, no Terminal Urbano, em Unidades Básicas de Saúde, nos distritos de Talhado e Engenheiro Schmitt, entre outros locais. Além disso, o Procon Móvel participou de quatro edições do Mutirão PopRuaJud, uma iniciativa voltada para a população em situação de rua, reforçando seu papel social na cidade.
“O Procon Móvel leva nossos serviços para mais perto da população, especialmente dos bairros mais afastados, que têm dificuldade de acessar a unidade fixa. Com um carro próprio este ano, conseguimos ampliar as ações e informar previamente os locais e datas de atendimento, o que fez com que os moradores já aguardassem nossa presença em feiras e outros pontos,” destaca Renata Bolognini, diretora do Procon de Rio Preto.
Uma das ações de maior destaque foi o atendimento mensal na feira do Solo Sagrado, consolidando a unidade itinerante como uma ferramenta essencial para aproximar os serviços do Procon da população. O último compromisso do ano foi justamente neste local, no domingo, dia 22.
“Além de atender reclamações e oferecer orientações, o Procon Móvel tem um papel educativo fundamental. Em locais como feiras e terminais, aproveitamos para informar os consumidores sobre os seus direitos e estimular o consumo consciente, contribuindo para que eles façam escolhas mais seguras,” acrescenta a diretora.
Informação: Daniel Martins/Secretaria de Comunicação