Agentes visitam mais de 4 mil imóveis em Rio Preto

A ação faz parte do mutirão contra o Aedes

Por Hiltonei Fernando

Agentes visitam mais de 4 mil imóveis em Rio Preto
A ação faz parte do mutirão contra o Aedes
foto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação

Na primeira etapa da Campanha Rio Preto Unida contra o Aedes aegypti, realizada no dia 23 de março, os agentes de saúde visitaram 4.425 imóveis em cinco áreas da cidade. Do total de imóveis visitados, 2.377 foram trabalhados, ou seja, os agentes deram orientações ou precisaram fazer alguma intervenção, como a retirada de um possível criadouro. Outros 2.048 imóveis estavam fechados, desocupados ou houve recusa de visita pelo residente.

Cada agente de saúde visitou em média 28 imóveis. "Foi uma ação bastante positiva, com boa recepção dos moradores. Esperamos que no próximo sábado, a população continue abrindo as residências para que os agentes de saúde realizem o trabalho, que é de suma importância para o enfrentamento às arboviroses", disse o gerente de controle de vetores, Luiz Feboli Filho. 

Neste sábado, 6/4, a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, promove a segunda etapa da campanha nas seguintes áreas: Anchieta, Jaguaré, Jardim Americano, Caic e Solo Sagrado. Os agentes de saúde percorrerão as residências, das 8h às 14h, para orientar quanto ao combate do mosquito Aedes aegypti e vistoriar ambientes que possam apresentar recipientes com risco de contaminação.

Feira de Educação em Saúde Ambiental

Outra ação realizada ente os dias 21/3 a 24/3 foi a Feira de Educação em Saúde Ambiental, no Riopreto Shopping. Com jogos, bonecos, totens e outras atrações interativas com o tema do Aedes e dos escorpiões, a Feira reuniu pelo menos oito mil visitantes que passaram pelos stands. 

Dois mil panfletos e jogos foram distribuídos para o público infantil. Além disso, o Espaço CCZ, que ficou montado no estacionamento do centro de compras recebeu visitantes com seus cães e gatos, para vacinação antirrábica e avaliação de zoonoses. No local, foram 188 animais vacinados no período.

"A Feira é uma das ações de caráter educativo que a gente sempre realiza porque os resultados são muito bons. A população recebe orientações diretamente dos técnicos quanto à prevenção da dengue e acidentes com escorpiões. E com os jogos, atingimos tanto o público infantil quanto o adulto", afirmou.

Dengue

No boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, 1º/4, Rio Preto registrou 9.148 notificações por dengue em 2024, sendo 3.298 confirmadas e 2.450 descartadas. Outras  3.400 estão sendo investigadas.   

Vacina contra Dengue

A Secretaria de Saúde recebeu nesta segunda-feira, 1º/4, nota técnica do Ministério da Saúde/Secretaria Estadual de Saúde, informando a quantidade de doses da vacina contra a Dengue disponibilizadas a Rio Preto. O município deverá receber 7.570 doses, que contemplarão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em esquema vacinal de duas doses e intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. A remessa desse quantitativo é para a primeira dose. Ainda não há informações quanto à data de chegada dos imunizantes.

Chikungunya

No boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, 1º/4, Rio Preto registrou 967 notificações por chikungunya em 2024, sendo 583 confirmadas e 184 descartadas. Outras 200 estão sendo investigadas.   

Informação: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação