Sesau inicia Janeiro Roxo 2025 de prevenção à hanseníase

O Brasil é o segundo país com mais casos positivos

Hiltonei Fernando

O Brasil é o segundo país com mais casos positivos
foto: cedida

A prefeitura de Presidente Prudente-SP, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), deu início à campanha ‘Janeiro Roxo 2025’, com a finalidade de prevenir, conscientizar, e promover novos diagnósticos da hanseníase em pacientes que utilizam o serviço de saúde do município e também dos serviços particulares, por meio da orientação. 

Conforme a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, no mês de janeiro, a equipe realiza um trabalho intensificado alusivo ao ‘Janeiro Roxo’ que, além das unidades de saúde, conta com uma parceria dos serviços de saúde particulares e de também das igrejas. 

“Os consultórios odontológicos, por exemplo, locais que nossa equipe visitou nessa semana, são locais importantíssimos. Essas manchas podem aparecer na face. Então, assim, no momento em que o dentista está lá com o paciente, que ele observa o rosto, ele vai estar em contato com o rosto da pessoa, observar se tem alguma mancha”, explicou. 

Ainda de acordo com Bertacco, a campanha é fundamental, pois os pacientes, muitas vezes, são detectados com a doença já na forma multibacilar, ou seja, com muitos bacilos. “O que nós gostaríamos de fazer durante o mês de janeiro é essa busca ativa, para que esses pacientes cheguem já nós na forma pulsebacilar, com poucos bacilos. Prudente conta com poucos casos, mas será que esses casos ainda não foram diagnosticados?”, ressaltou a supervisora da VEM. O Brasil é o segundo país com mais número de casos positivos de hanseníase, só perdendo para a Índia. 

Informação: Secom PP

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.