Presidente Prudente confirma a nona morte por dengue em 2025

A cidade ultrapassou a marca dos 10 mil casos da doença

Hiltonei Fernando

Presidente Prudente confirma a nona morte por dengue em 2025
A cidade ultrapassou a marca dos 10 mil casos da doença
foto: ilustração

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente-SP, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), confirmou nesta segunda-feira (31) a nona morte em decorrência da dengue em 2025. A vítima, um homem de 49 anos, teve o óbito registrado no dia 26 de março.

Nesta segunda, Prudente também ultrapassou a marca dos 10 mil casos da doença somente neste ano: 10.231 casos confirmados e mais 16.672 notificações. 

Óbitos em 2025

Em 2025, nove óbitos confirmados para a dengue. Outros seis foram descartados e nove estão aguardando resultado. Os outros oito óbitos atestados pela VEM neste ano em Prudente se referem a cinco homens: 77 anos, 59 anos, 63 anos, 74 anos e 29 anos; e três mulheres: uma de 27 anos e duas de 61 anos. 

Ações de combate e prevenção

A prefeitura de Presidente Prudente-SP continua atuando com ações de combate e prevenção à dengue. Neste sábado (29/03), o arrastão percorreu três bairros da zona norte: Morada do Sol, Francisco Belo Galindo e Conjunto Habitacional João Domingos Netto. Cerca de 80 agentes percorreram os bairros e visitaram as casas para orientar os moradores sobre a importância de manter os quintais livres de criadouros do mosquito Aedes aegypti. 

Além das orientações, os agentes aplicaram larvicida em locais estratégicos para impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Conforme a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Elaine Bertacco, “mais de 80% dos focos estão dentro das residências, por tanto, é imprescindível que cada um faça sua parte, olhe seu quintal, mantenha os espaços limpos e permita a entrada dos agentes da Sesau. A prevenção é a melhor solução”, afirmou. 

Para esta semana

A VEM tem programado para esta semana nebulização ambiental nos dias 01, 02 e 03 de abril, nos bairros Cohab, Jardim Everest, Jardim São Geraldo, Jardim Santa Elisa, Jardim São Paulo e Jardim Bela Vista.

Os trabalhos são sempre iniciados às 18h. Caso chova em alguns dos dias programados, a ação será suspensa e reprogramada para o dia posterior. 

A recomendação é que os moradores permaneçam dentro de suas casas durante a aplicação do inseticida. Aqueles com alergias ou animais de estimação devem ficar em um cômodo protegido e podem circular pela casa novamente após 30 minutos do procedimento. É importante que os moradores retirem roupas do varal, cubram alimentos e mantenham portas, janelas e cortinas abertas durante a nebulização. 

Informação: Secom PP