Uma mulher foi presa por maus-tratos a animais na tarde de quarta-feira (30), no bairro Jardim Tropical, em Presidente Epitácio-SP. No local, os policiais visualizaram dois cães na varanda do imóvel, sendo que um deles, apresentava feridas nas orelhas, olhos e patas, em estado visivelmente debilitado, o que levantou suspeita de leishmaniose.
A dona dos animais, uma mulher de 45 anos, declarou que as lesões seriam resultado de uma briga com outro cachorro na rua, o que não condiz com o tipo de lesão observando no animal. A tutora mencionou que aplicou um spray nas feridas, mas essa foi sua única medida de tratamento.
Também foi observado que não havia alimentação disponível para o animal. Diante da situação, foi solicitado apoio veterinário para avaliação, ocasião em que o animal recebeu medicação para dor e foi diagnosticado com suspeita de leishmaniose. Equipes da Vigilância Sanitária estiveram no local e realizaram coleta de sangue para avaliação dos animais.
Após a realização de um teste rápido, foi confirmado positivo para leishmaniose sendo lavrado em desfavor da envolvida um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 3 mil por praticar ato de maus-tratos a animal doméstico. O animal foi apreendido e encaminhado ao abrigo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Epitácio-SP.