Governo de SP investe na segurança de atividades ligadas ao turismo

Mais de cem empresas receberão sistema de gestão da segurança.

Por Nathalia Salvato

Dezenas de empresas estiveram presentes no encontro de lançamento desta fase. Foto: Assessoria do Governo de SP
Dezenas de empresas estiveram presentes no encontro de lançamento desta fase.
Foto: Assessoria do Governo de SP

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur) e o Sebrae lançaram, nesta quarta-feira (14), a 3ª fase do Programa SP Ecoaventura, etapa que marca o início da assessoria para a implantação da norma técnica de sistema de gestão de segurança em mais de 100 empresas do estado, que operam atividades como tirolesa, rapel, rafting, arvorismo, caminhada e bicicleta, todas ligadas ao turismo de natureza e aventura. Essa fase será executada pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura a (ABETA). 

O objetivo da ação é apoiar as empresas na implementação da norma técnica ISO NBR 21101 – Sistema de Gestão da Segurança, para que estejam de acordo com os requisitos e aptas a receberem a auditoria da certificação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “O turismo de ecoaventura é uma tendência no pós-pandemia e precisa estar ajustado às normas de segurança. Temos de melhorar o ambiente de negócios de modo a desenvolver, de forma sustentável, os empreendimentos do setor”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz.   

“O avanço da vacinação e a diminuição de casos graves de Covid-19 geram novas oportunidades para a retomada do turismo em ambientes naturais. Queremos capacitar esses pequenos negócios para que consigam aproveitar esse momento propício ao ecoturismo e ao turismo de aventura de forma segura, resultando em mais competitividade, renda e empregos”, comenta o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi. 

No encontro, estiveram presentes dezenas de empresas, de um total de mais de cem que receberão a consultoria em oficinais virtuais e presenciais, previstas para acontecer até o primeiro semestre de 2023. Todas já participaram de seminários e cursos de gestão com o Sebrae. Nesta terceira fase, elas terão acesso ao conteúdo da norma técnica, que será apresentado durante o processo de assessoria. 

Segundo levantamento da US News & World Report, o Brasil é o país número um do mundo quando o assunto é turismo de aventura. O ranking leva em consideração atributos como hospitalidade, clima, divertimento e cenário. A próxima ação prevista é a participação no ABETA Summit, principal encontro nacional do segmento, que acontecerá de 30 de novembro a 02 de dezembro na capital paulista.