A prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, intensificou a fiscalização de terrenos abandonados com mato alto, calçadas irregulares e entulhos espalhados, cenas que têm se tornado frequente em bairros da cidade.
As calçadas esburacadas comprometem a circulação de pedestres e os ambientes sujos são propícios para a proliferação de animais peçonhentos, além de servirem de criadouro para o mosquito da dengue no período de chuvas.
De Outubro até agora foram 2418 notificações, sendo 1022 para limpeza de terreno e recolhimento de entulhos. 712 moradores foram notificados para construção de calçadas e 684 para construção de muros.
A partir do momento que o dono do imóvel recebe a notificação, um prazo para regularizar o local precisa ser cumprido. No caso de terrenos abandonados com mato alto, são 10 dias para o morador realizar a limpeza, para a construção de muro e calçada o prazo é de 30 dias e a retirada de entulhos deve ser feita em até 3 dias.
o município ainda possui oito ecopontos para os moradores descartarem diversos materiais da forma correta.