No último sábado (21) , uma operação especial da Polícia Ambiental agitou as águas do Rio Paraná nas proximidades da UHE Sérgio Motta, na cidade de Rosana (SP). A equipe realizou um policiamento náutico, voltado para garantir a preservação do ambiente aquático e coibir a pesca irregular na região.
Durante a ação, as áreas de interesse de pesca foram vistoriadas, revelando um cenário de conformidade. No entanto, na parte montante do rio, uma situação chamou a atenção dos agentes da Polícia Ambiental. Uma embarcação com dois pescadores foi flagrada em uma área claramente identificada como proibida para a pesca. Assim que avistaram a equipe, os pescadores tentaram fugir.
As autoridades não mediram esforços na busca pelos infratores, o que culminou na descoberta de três redes de emalhar, que estavam dispostas irregularmente no ambiente aquático. Essas redes estavam sem plaquetas de identificação e em desacordo com as distâncias permitidas por regulamentação.
No total, as redes apreendidas somaram uma extensão de 1050 metros. O material ilegal foi recolhido e transportado para a Base Operacional de Rosana, onde aguardará destinação adequada.