O Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente, recebe a exposição “Menos Lixo, Mais Arte” do artista plástico Marcos Chiquinato. Criada com materiais recicláveis e de descarte, a mostra é realizada até o dia 31 de junho.
As obras ficarão expostas no hall de entrada do Teatro Paulo Roberto Lisboa, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e no Boulevard “Os Sombras e Os Temperamentais”, todos os dias em horário livre.
O artista, natural de Taciba (SP), conta que se inspira na natureza, e usa como base para sua arte o material reciclável, aproveitando objetos de descarte, que preservam o meio ambiente e transformam o lixo em arte.
Chiquinato desde criança se interessava por arte, gostava de brincar com argila e criar pequenas esculturas. No começo, utilizava materiais descartados por não possuir condições de adquirir material convencional utilizado para arte. Com o tempo, passou a prestar atenção na forma incorreta com que esses materiais eram descartados e prejudicavam não só o meio ambiente, como também o ser humano. Então começou a desenvolver técnicas de utilização, dando preferência aos mais nocivos como: pneus, garrafas pet, isopor, tecido, ferro, latas, vidros, madeiras e muitos outros.
Dentre as técnicas utilizadas, estão a papietagem, papel machê, solda e modelagem de metais, recorte e modelagem de pneus usados, entalhe em madeiras e muitas outras.