O município de Presidente Prudente-SP, pelo segundo ano consecutivo, foi contemplado com a Unidade Móvel da Carreta Mulheres de Peito, programa do governo do Estado de São Paulo. Os atendimentos aconteceram entre os dias 18 de junho e 13 de julho de 2024, no Estacionamento do Hospital de Esperança, e garantiram a realização de 1.091 exames de mamografia em mulheres com mais de 35 anos, que foram atendidas gratuitamente pela equipe do programa.
As mulheres entre 50 e 69 anos foram o público-alvo da campanha, portanto, puderam realizar o exame apresentando apenas o RG e o Cartão SUS. Conforme o Ministério da Saúde, nesta idade é indicado que seja realizada a mamografia de rastreamento uma vez a cada dois anos. O exame de rotina deve ser feito periodicamente em mulheres sem queixa específica, com o objetivo de detectar precocemente alguma alteração que possa indicar a possibilidade de alguma doença.
O secretário Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), Breno Erbella Casari, ressalta que foi alcançada a meta de atender mais mil mulheres, o que resultou em 3.000 exames realizados entre 2023 e 2024.
Conforme divulgado pelo Estado de São Paulo, o serviço segue para Presidente Epitácio, onde permanecerá até 27 de julho e deve contemplar mais 500 mulheres.
Informação: Secom PP