A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Álvares Machado-SP, que coordenará os trabalhos legislativos no biênio 2025/26, foi eleita na quarta-feira (1). Em sessão de eleição e posse, foram escolhidos o presidente, o vice-presidente, o 1° secretário e o 2° secretário.
Responsável por conduzir os trabalhos por ser o parlamentar mais votado no pleito municipal, o vereador Joel Nunes (União Brasil) foi eleito como presidente do Legislativo com nove votos. Da mesma forma, os vereadores José Carlos Cabrera (PSDB), como vice-presidente; e João Sanchez (Republicanos), como 1º secretário.
Já o vereador Carlos Alexandre Arques (Dudu, União Brasil) foi escolhido como 2º secretário ao receber cinco votos. Ele teve como concorrente a parlamentar Lucinéia Alves (Néia Coronel Goulart, PSDB), que somou quatro votos.
No encerramento dos trabalhos, o vereador Joel Nunes convocou os parlamentares para a primeira sessão ordinária da 19ª Legislatura, que será realizada no dia 4 de fevereiro, às 19h, no Plenário Vereador Sebastião Antônio Pereira.
Atribuições da Mesa Diretora
Conforme o Regimento Interno do Legislativo, a Mesa Diretora tem como atribuições dirigir os trabalhos em Plenário; propor Projetos de Resolução que criem ou extingam cargos dos serviços da Câmara e fixem os respectivos vencimentos; propor Projetos de Decreto Legislativo sobre licença ao Prefeito e ao Vice-Prefeito para afastamento do cargo; autorizar o chefe do Executivo para, por necessidade do serviço, ausentar-se do município por mais de 20 dias; e criar Comissões de Inquérito.
Além de assinar os autógrafos das Leis destinadas à sanção e promulgação pelo Chefe do Executivo; opina sobre as reformas do Regimento Interno; nomeia, promove, comissiona, concede gratificações, licenças, por em disponibilidade, exonera, demite, aposenta e pune funcionários ou servidores da Câmara Municipal. Por fim, promulgar a Lei Orgânica e suas emendas.
Informação: Ascom/Câmara Municipal