Banco de Leite Humano de Prudente promove campanha para aumentar estoque

O local está com estoque abaixo da média

Hiltonei Fernando

O local está com estoque abaixo da média
Foto: Ananias Pinheiro

O Banco de Leite Humano de Presidente Prudente-SP, instalado no Ambulatório de Especialidades ‘Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima’, informou, na tarde de quinta-feira (9), que os estoques estão abaixo do suficiente para atender os bebês prematuros assistidos pela unidade, atualmente 29.

De acordo com a coordenadora do serviço, Adriana Monteiro, desde dezembro de 2024, houve queda nas doações devido ao período de férias. “Estamos com o estoque abaixo da média, por conta do período de férias, quando muitas doadoras viajam e as doações caem bastante”. Ainda de acordo com Monteiro, o Banco de Leite está com 50 doadoras cadastradas, porém, o ideal é manter de 70 a 80 doadoras para suprir a demanda dos Hospitais de Presidente Prudente-SP.

No estoque, há 50 litros, que devem suprir os 29 prematuros internados neste início de ano. Conforme os dados do órgão, nos meses de novembro e dezembro, foram recebidos menos de 100 litros /mês. “O ideal é receber 130 litros por mês, pois a demanda é para suprir quatro hospitais”, ressaltou Adriana. 

Segundo a coordenadora, o Banco de Leite é Referência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal do Hospital Regional “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, Hospital Estadual “Doutor Odilo Antunes de Siqueira”, Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Iamada.

“As crianças atendidas são Recém-nascidos prematuros ou em risco de vida, que muitas vezes, as próprias mãe não têm leite suficiente. Sabemos que, nesta fase da vida, só o Leite Materno tem Quantidade de Anticorpos e nutrientes suficientes para esses bebês sobrevivam, principalmente, quando são casos de prematuridade extrema”, explica a coordenadora. 

Serviço: O Banco de Leite Humano funciona no Ambulatório Ana Cardoso Maia, ao lado do HR. Para ser doadora, a mulher precisa apenas ser saudável, ter feito pré-Natal e entrar em contato com telefone ou WhatsApp (18) 3229-1249. A equipe fará uma visita para cadastrar e ensinar o passo a passo de como ordenhar e armazenar o leite.

Informação: Secom PP 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.