A Universal Music, detentora do catálogo de artistas como Taylor Swift, BTS, Drake, Ariana Grande, The Weeknd, Lady Gaga, Billie Eilish, Eminem, Justin Bieber e Harry Styles, anunciou que irá retirar seu conteúdo do TikTok . O contrato de licenciamento vence hoje (31), e as empresas não chegaram a um acordo.
Numa carta aberta divulgada ontem (30) e dirigida aos artistas e compositores da UMG, a empresa afirma estar particularmente preocupada com as taxas baixas que o TikTok oferece para pagar pelo seu catálogo.
Outros pontos de discórdia incluem a quantidade de conteúdo no TikTok que infringe as obras de seus artistas e compositores sem fornecer “soluções significativas” para ajudá-los a combater, o nível de ódio e assédio na plataforma e as posições da rede social em relação à inteligência artificial (IA).
“Com relação à questão da remuneração de artistas e compositores, a TikTok propôs pagar aos nossos artistas e compositores uma taxa que é uma fração da taxa que as principais plataformas sociais em situação semelhante pagam”, diz a carta.
Ainda de acordo com a UMG, durante as negociações, o gigante social de propriedade da ByteDance “exigiu um direito contratual que permitiria que o conteúdo [de IA] diluísse enormemente o pool de royalties para artistas humanos” enquanto “desenvolvia ferramentas para permitir, promover e encorajar a criação musical de IA na própria plataforma”, que a UMG afirma ser “nada menos que patrocinar a substituição de artistas pela IA”.
Na carta, a UMG continuou alegando que quando propôs que o TikTok tomasse “medidas semelhantes às de nossos outros parceiros de plataforma para tentar resolver essas questões, respondeu primeiro com indiferença e depois com intimidação”.
“Como isso tentou nos intimidar? Removendo seletivamente a música de alguns dos nossos artistas em desenvolvimento, mantendo na plataforma as nossas estrelas globais que impulsionam o público.”
Em resposta, o TikTok emitiu um comunicado enviado à Billboard, dizendo que “É triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores”.
“Apesar da falsa narrativa e retórica da Universal, o fato é que eles optaram por se afastar do poderoso apoio de uma plataforma com mais de mil milhões de utilizadores que serve como um veículo gratuito de promoção e descoberta dos seus talentos. A TikTok conseguiu chegar a acordos de “primeiro o artista” com todas as outras gravadoras e editoras. Claramente, as ações egoístas da Universal não atendem aos melhores interesses dos artistas, compositores e fãs”, completa o comunicado da plataforma
O último acordo que a UMG fechou com a TikTok para licenciar suas músicas gravadas e publicações foi anunciado em 8 de fevereiro de 2021.
Leia a carta aberta completa abaixo:
Nossa missão principal é simples: ajudar nossos artistas e compositores a atingirem seu maior potencial criativo e comercial. Para atingir estes objetivos, as nossas equipas empregam a sua experiência e paixão para fechar acordos com parceiros em todo o mundo, parceiros que levam a sério as suas responsabilidades de compensar de forma justa os nossos artistas e compositores e tratar a experiência do utilizador com respeito.
Um desses parceiros é o TikTok, uma plataforma cada vez mais influente com tecnologia poderosa e uma enorme base de usuários em todo o mundo. Tal como acontece com muitas outras plataformas com as quais temos parceria, o sucesso do TikTok como uma das maiores plataformas sociais do mundo foi construído em grande parte com base na música criada pelos nossos artistas e compositores. Seus executivos seniores afirmam publicamente com orgulho que “a música está no centro da experiência do TikTok” e nossa análise confirma que a maior parte do conteúdo do TikTok contém música, mais do que qualquer outra grande plataforma social.
Os termos do nosso relacionamento com o TikTok são definidos por contrato, que expira em 31 de janeiro de 2024. Em nossas discussões de renovação de contrato, temos pressionado-os em três questões críticas: compensação adequada para nossos artistas e compositores, proteção de artistas humanos contra os efeitos nocivos de IA e segurança online para usuários do TikTok.
Temos trabalhado para resolver essas e outras questões relacionadas com nossos outros parceiros de plataforma. Por exemplo, a nossa iniciativa Artist-Centric foi concebida para atualizar o modelo de remuneração do streaming e recompensar melhor os artistas pelo valor que entregam às plataformas. Nos meses desde o seu início, estamos orgulhosos de que esta iniciativa tenha sido recebida de forma tão positiva e assumida por uma série de parceiros, incluindo a maior plataforma de música do mundo. Também agimos agressivamente para abraçar a promessa da IA, ao mesmo tempo que lutamos para garantir que os direitos e interesses dos artistas sejam protegidos agora e no futuro. Além disso, envolvemos vários de nossos parceiros de plataforma para tentar promover mudanças positivas para seus usuários e, por extensão, para nossos artistas, abordando questões de segurança on-line, e somos reconhecidos como líderes do setor ao nos concentrarmos no impacto mais amplo da música sobre saúde e bem-estar.
Com relação à questão da remuneração de artistas e compositores, a TikTok propôs pagar aos nossos artistas e compositores uma taxa que é uma fração da taxa que as principais plataformas sociais em situação semelhante pagam. Hoje, como uma indicação de quão pouco o TikTok compensa artistas e compositores, apesar da sua enorme e crescente base de utilizadores, do rápido aumento das receitas publicitárias e da crescente dependência de conteúdos baseados em música, o TikTok representa apenas cerca de 1% da nossa receita total.
Em última análise, a TikTok está tentando construir um negócio baseado na música, sem pagar um valor justo pela música.
Na IA, o TikTok está permitindo que a plataforma seja inundada com gravações geradas por IA – bem como desenvolvendo ferramentas para permitir, promover e encorajar a criação musical de IA na própria plataforma – e então exigindo um direito contratual que permitiria que esse conteúdo se diluisse enormemente. o conjunto de royalties para artistas humanos, num movimento que nada mais é do que patrocinar a substituição de artistas pela IA.
Além disso, o TikTok faz pouco esforço para lidar com as grandes quantidades de conteúdo na sua plataforma que infringem a música dos nossos artistas e não ofereceu soluções significativas para a crescente onda de problemas de adjacência de conteúdo, muito menos para a onda de discurso de ódio, intolerância, intimidação e assédio na plataforma. O único meio disponível para buscar a remoção de conteúdo infrator ou problemático (como deepfakes pornográficos de artistas) é através do processo monumentalmente complicado e ineficiente que equivale ao equivalente digital de “Whack-a-Mole”.
Mas quando propusemos que o TikTok tomasse medidas semelhantes às dos nossos outros parceiros de plataforma para tentar resolver estas questões, ele respondeu primeiro com indiferença e depois com intimidação.
À medida que as nossas negociações continuavam, o TikTok tentou intimidar-nos para que aceitássemos um acordo de valor inferior ao anterior, muito inferior ao valor justo de mercado e que não refletia o seu crescimento exponencial. Como ele tentou nos intimidar? Removendo seletivamente a música de alguns dos nossos artistas em desenvolvimento, mantendo na plataforma as nossas estrelas globais que impulsionam o público.
As táticas do TikTok são óbvias: usar o poder da sua plataforma para prejudicar artistas vulneráveis ??e tentar intimidar-nos para que aceitemos um mau acordo que subvaloriza a música e engana artistas e compositores, bem como os seus fãs. Nunca faremos isso.
Sempre lutaremos pelos nossos artistas e compositores e defenderemos o valor criativo e comercial da música.
Reconhecemos os desafios que as ações do TikTok causarão e não subestimamos o que isso significará para nossos artistas e seus fãs que, infelizmente, estarão entre aqueles sujeitos às consequências de curto prazo da relutância do TikTok em atingir algo próximo de um mercado- acordo de taxas e abordar de forma significativa as suas obrigações como plataforma social. Mas temos uma responsabilidade primordial para com os nossos artistas de lutar por um novo acordo ao abrigo do qual sejam adequadamente compensados ??pelo seu trabalho, numa plataforma que respeite a criatividade humana, num ambiente que seja seguro para todos e eficazmente moderado.
Honramos nossas responsabilidades com a maior seriedade. A intimidação e as ameaças nunca nos farão fugir dessas responsabilidades.