Band Multi

Trabalho de limpeza e equipes em alerta por conta das chuvas

Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199

Por Hiltonei Fernando

Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199
foto: Secretaria de Serviços Gerais

A prefeitura de São José do Rio Preto-SP, por meio da Secretaria de Serviços Gerais, destacou equipes para fazer a limpeza e recolhimento de galhos e troncos na quinta-feira (30), após o temporal que atingiu a cidade no dia anterior. Com a nova ocorrência de chuvas e ventos, as equipes permanecem de plantão para novas ocorrências.

No fim da tarde de quarta-feira (29), a chuva e os fortes ventos provocaram estragos principalmente na macrorregião do Hospital de Base, derrubando ao menos quatro árvores de grande porte. Não houve registro de feridos, mas alguns veículos foram atingidos. 

Funcionários deram início à limpeza ainda na quarta, trabalho que continuou ao longo da quinta-feira, principalmente nas proximidades das avenidas Arthur Nonato, Juscelino Kubitschek e Francisco das Chagas Oliveira. A Defesa Civil também acompanhou os trabalhos. “Rajadas de ventos acima de 40 km por hora já são capazes de derrubar árvores sadias. 

O tempo úmido deixa o solo mais instável e as raízes se soltam com mais facilidade. Então, árvores nunca são um abrigo seguro para se proteger de chuvas, até porque ela também pode atrair raios. O ideal é se abrigar em alguma construção”, diz o diretor da Defesa Civil de Rio Preto, coronel Carlos Lamin.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. O Serviço de Cata Galho está disponível pelos telefones 3227-8024 e 3212-3040.

Sistema de alertas

Quem quiser receber alertas sobre possíveis situações de risco pode se cadastrar em um sistema mantido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. Este sistema utiliza mensagens de texto SMS para notificar os cidadãos. Para se cadastrar, é preciso enviar o número do CEP da residência para o número 40199. Depois do cadastro, o celular recebe mensagens sempre que a Defesa Civil estadual identificar uma situação de risco potencial na área. Além disso, a instituição oferece um site com informações e orientações sobre como agir em cada situação de risco, que pode ser acessado por meio do endereço eletrônico (defesacivil.sp.gov.br).

Informação: Daniel Martins e Marisa Amorim / Pref. Rio Preto

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.