Band Multi

Time de basquete de Bauru vence e se garante nos playoffs

O time comandado por Jorge Guerra chegou a seis vitórias

Por Hiltonei Fernando

O time comandado por Jorge Guerra chegou a seis vitórias
O time comandado por Jorge Guerra chegou a seis vitórias
foto: Bauru Basket

O primeiro dever bauruense no Campeonato Paulista está cumprido. Jogando no Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba, o Bauru Basket venceu a Liga Sorocabana por 74 a 66 e carimbou seu passaporte para os playoffs. O resultado alça Bauru à quarta posição na tabela de classificação, com seis vitórias e duas derrotas. O próximo duelo do Dragão será na quinta-feira (1), às 19h30, contra o São Paulo, no Ginásio Panela de Pressão, já em uma disputa direta pela melhor campanha da primeira fase.

Vantagem confortável na primeira etapa

Dando oportunidade para Dontrell Brite e Larry Taylor iniciarem o jogo nos lugares de Jony Machuca e Danilo Fuzaro, o técnico Jorge Guerra buscava um ritmo mais intenso de defesa e contra-ataque logo de início. O pensamento encaixou nos primeiros minutos do duelo. Mesmo sem ter alguém com amplo destaque na pontuação, todos os jogadores bauruenses que possuem uma minutagem maior durante os confrontos entraram e pontuaram. Os times foram para os vestiários com a equipe da cidade sem limites em vantagem, por 45 a 26, apenas um ponto a menos de distância, levando em consideração a partida contra o Corinthians. 

LSB diminui vantagem para um dígito, mas Bauru vence

Na volta do intervalo Bauru continuou superior. Outras formações foram testadas, uma delas inclusive contando com grande participação de Emmitt Holt, o norte-americano recém-chegado marcou cinco pontos no terceiro quarto e também colaborou no aspecto defensivo e na briga pelos rebotes.

O time sorocabano ainda mostrou brio, Gui Santos, ex-jogador do Bauru Basket, anotou pontos em sequência e o que era um jogo tranquilo, ganhou contornos de dúvida. Entretanto, o Dragão se manteve focado no jogo e venceu o duelo com os sorocabanos por 74 a 66, a terceira vitória seguida no Campeonato Paulista.

O armador Jony Machuca, dono do maior índice de eficiência da equipe nesta noite (19), avaliou o novo resultado positivo do Dragão. "O jogo foi bom. Defendemos estrategicamente como havia sido combinado e todos conseguiram jogar e pontuar. Claro que ainda temos alguns momentos de apagão, onde fugimos das nossas principais qualidades, mas estamos evoluindo e construindo nosso jogo de uma forma satisfatória já pensando nos próximos desafios", exaltou o camisa 8 do Bauru Basket.

O técnico Jorge Guerra destacou a classificação aos playoffs, mas alertou quanto a possibilidade de uma classificação melhor. "Fizemos um bom primeiro tempo, construímos uma boa vantagem e eu aproveitei para rodar mais o time e dar mais tempo de quadra para jogadores que vem jogando menos. Sorocaba é um time que joga muito bem como mandantes, tiveram uma reação muito boa no último quarto, mas conseguimos controlar e cumprir nosso objetivo. Agora temos dois jogos contra São Paulo e Franca. Já estamos classificados para os playoffs, mas em caso de duas vitórias, podemos finalizar a primeira fase com a melhor campanha", avaliou o comandante do Bauru Basket.

Na primeira fase, as 11 equipes se enfrentam em turno único, todos se classificam para a segunda fase que será disputada em dois grupos. Os cinco melhores de um lado e as outras seis equipes no outro. Nesta fase, os times só se enfrentarão dentro de seus grupos com o mando de jogos invertido. Oito das 11 equipes se classificarão para os playoffs, que serão disputados em melhor de três partidas das quartas de final até a grande final. Bauru conquistou a competição em três ocasiões (1999, 2013 e 2014).

Informações: Ascom/Bauru Basket