O Bauru Basket foi superado por Franca nesta quinta-feira (15), por 79 a 76, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru-SP. O resultado desloca a equipe bauruense para o quarto lugar na tabela de classificação, com três vitórias e quatro derrotas. Na próxima rodada, o Dragão volta à quadra na segunda-feira (19), às 20h, contra o Paulistano, novamente no Ginásio Panela de Pressão.
Com o retorno do ala Danilo Fuzaro entre os relacionados disponíveis para o jogo, a equipe bauruense iniciou o confronto com Jony Machuca, Larry Taylor, Alex Garcia, Gemerson e Anderson Rodrigues. Nos primeiros minutos, muito equilíbrio, os dois times trocavam lideranças, Franca venceu o primeiro quarto por 21 a 17, após arremesso de três pontos de Santiago Scala, armador francano. No segundo quarto, foi a vez de Dontrell Brite ter grande participação e, auxiliado por Anderson Rodrigues, colocaram Bauru no comando do placar por três minutos. Nos momentos finais do segundo período, Franca voltou a ser eficiente na linha dos três pontos com Lucas Mariano e foi para o intervalo com sua maior vantagem no placar até então: seis pontos (40 a 34).
Com um terceiro quarto irrepreensível, o Bauru Basket se recuperou no jogo e voltou a liderar o placar, inclusive ao fim do terceiro quarto, por 60 a 58. A vantagem não durou muito, Franca fez uma sequência de 13 a 2 no último período e voltou a dianteira por nove pontos. Bauru não desistiu, Danilo Fuzaro e Emmitt Holt converteram arremessos importantes e, faltando um minuto e 43 segundos para o término do duelo, a diferença caiu para apenas dois pontos. Lucas Mariano, próximo ao aro, converteu um gancho, Emmitt Holt, com dois lances livres, respondeu. Georginho também foi para a linha do lance livre e, diferente de Emmitt Holt, anotou apenas um. Alex Garcia tentou arremesso para empatar o jogo, não fez e Franca recuperou o rebote para abrir cinco pontos. Felipe Cardoso ainda acertou um tiro de longa distância, mas não foi o suficiente para os bauruenses vencerem. 79 a 76 para os visitantes.
O técnico Jorge Guerra destacou o espírito de luta da equipe, mas também pontuou as adversidades físicas no início do último quarto como um fator determinante para o resultado. "Foi um bom jogo, mas no último quarto nós tivemos muita dificuldade. O Anderson se machucou (torção de tornozelo), o Gemerson ficou com quatro faltas e depois fez a quinta. Franca tem jogadores muito altos, por conta disso eles conseguem explorar muito bem esse jogo próximo ao aro. Lucas Dias fez a diferença, acredito que poderíamos ter pressionado mais em alguns arremessos dele, mas volto a dizer, está de bom tamanho. Claro que perder, ainda mais em casa, nunca é bom, entretanto estamos em uma visível evolução e segunda temos mais um jogo contra o Paulistano", avaliou o comandante do Bauru Basket.
O armador Jony Machuca lamentou os arremessos livres desperdiçados no duelo. "Em um jogo muito equilibrado como esse, detalhes fazem a diferença. Hoje nós erramos muitos arremessos livres que poderíamos ter convertido e o resultado seria outro. Fica de lição. Levantar a cabeça e seguir crescendo com nosso trabalho. Segunda tem mais", realçou o camisa 8 do Dragão.
Na primeira fase, as 11 equipes se enfrentam em turno único, todos se classificam para a segunda fase que será disputada em dois grupos. Os cinco melhores de um lado e as outras seis equipes no outro. Nesta fase, os times só se enfrentarão dentro de seus grupos com o mando de jogos invertido, levando também os resultados obtidos contra os adversários do seu grupo. Oito das 11 equipes se classificarão para os playoffs, que serão disputados em melhor de três partidas das quartas de final até a grande final. Bauru conquistou a competição em três ocasiões (1999, 2013 e 2014).
Informações: Bauru Basket