Band Multi

Semae planta 27 mil mudas em comemoração ao Dia da Árvore

A iniciativa faz parte do Projeto Plantando Água

Por Hiltonei Fernando

A iniciativa faz parte do Projeto Plantando Água
foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto

O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) de Rio Preto-SP iniciou, na manhã de terça-feira (20), o plantio de 27 mil mudas de espécies nativas nas Áreas de Preservação Permanente do córrego São Pedro e do rio Preto (APPs). Em solenidade realizada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o superintendente da autarquia, Nicanor Batista Júnior, deu a ordem de serviço para a empresa Ramadam & Figueiredo fazer o serviço.

A operação faz parte das comemorações do Dia Mundial da Árvore, nesta quarta-feira (21) e do início da Primavera, na quinta-feira (22), contando com a participação de alunos da Escola Municipal Roberto Jorge. Com issso, o Semae atinge o total de 49 mil árvores plantadas nas APPs do rio Preto e córrego São Pedro.

As mudas estão sendo plantadas na Estância Marialva, localizada ao lado da ETE, em uma área de 196 mil m2, cedida pela família Angeloni, proprietária da empresa Riaço. “Estamos muito felizes com essa parceria. Que outros proprietários rurais sigam o exemplo da família Angeloni, na luta para a preservação ambiental”, disse Nicanor Batista.

A secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, participou do evento e parabenizou os alunos pelas atividades sobre questões ambientais desenvolvidas ao longo deste ano. “Ficamos felizes em ver nossos alunos tão comprometidos e engajados em assuntos importantes que vão gerar frutos lá na frente”, disse.

A iniciativa faz parte do Projeto Plantando Água, que visa a formação de corredores ecológicos e preservação de recursos naturais em cumprimento ao Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), em Áreas de Preservação Permanente, conforme legislação local. 

O Plantando Água é um projeto que começou em 2016, já realizou a plantação de 22 mil mudas de espécies nativas na ETE e nas nascentes do rio Preto, numa parceria com a Polícia Militar Ambiental, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Agricultura e Cetesb. Atualmente, o Semae está realizando o mapeamento das nascentes do rio Preto para atuar na recuperação das APPs. 

Informações: Ruy Sampaio e Josy Caetano 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.