Band Multi

Semae adota uso de canecas biodegradáveis em Rio Preto

O órgão deixa de consumir 650 mil copos plásticos por ano

Por Hiltonei Fernando

O órgão deixa de consumir 650 mil copos plásticos por ano
foto: Semae

O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) de Rio Preto-SP distribuiu aos servidores, nesta segunda-feira (19), 370 canecas produzidas a partir de material biodegradável em polipropileno e fibra de coco, substituindo os copos plásticos descartáveis. Com essa iniciativa, a autarquia vai deixar de consumir 650 mil copos de plásticos por ano.   

O superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., destacou que essa medida contribui para reduzir a poluição e o consumo de recursos naturais. “O tempo de decomposição dos copos plásticos é muito grande, podendo chegar a 300 anos. Ao substituí-los, o Semae mitiga a quantidade de plástico descartado, diminui a poluição e ajuda a preservar o meio ambiente. Como uma autarquia de saneamento, temos o constante e ininterrupto compromisso com a sustentabilidade, a fim de dar o exemplo para a construção de um futuro mais equilibrado e ecológica."

A iniciativa visa reduzir a geração de resíduos plásticos e promover a sustentabilidade na autarquia. A ação faz parte de medidas e procedimentos da Comissão Permanente de Gestão Sustentável, formada por representantes de todos os departamentos do Semae. 
Segundo o coordenador Administrativo e Contábil do Semae, Giuliano Coltro, a autarquia consumiu, em 2022, uma média de dois mil copos plásticos por dia, ao custo anual de R$ 18.854,48. 

“A substituição de copos plásticos descartáveis por canecas de fibra de coco faz parte do arcabouço de soluções financeiras e ecologicamente sustentáveis. Dessa forma, o retorno do investimento com a implantação de canecas para uso individual, ao custo de R$ 3,3 mil, ocorre em apenas dois meses. Mais do que benefício financeiro, a medida respalda nosso compromisso com o meio ambiente.” 

As canecas adquiridas pela autarquia são feitas de material que possui propriedades de decomposição natural num período relativamente curto, sem deixar resíduos tóxicos no ambiente. A produção dessas canecas tem um menor impacto ambiental se comparada à produção convencional de plástico, uma vez que requer menos recursos naturais e emite menos gases de efeito estufa.

A medida realizada pelo Semae vai ao encontro das diretrizes descritas na cartilha do programa denominado A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública. Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, o programa tem o intuito de promover a responsabilidade socioambiental, inserindo critérios de sustentabilidade nas rotinas da administração pública.

O assessor de Ações Estratégicas do Semae, Luiz Guilherme Braga, ressaltou que a distribuição das canecas é a concretização de pautas da Comissão Sustentável. “Após reuniões, nas quais estabelecemos os objetivos de curto, médio e longo prazo, entregamos as canecas. Ao adotar práticas sustentáveis, a autarquia demonstra compromisso com a proteção do meio ambiente. Isso é um incentivador para os funcionários adotarem comportamentos mais conscientes e sustentáveis, tanto no ambiente de trabalho quanto em suas vidas pessoais.”

Informação: Tarciso Amorim/Semae

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.