Band Multi

Secretaria do Bem-Estar Animal divulga balanço do primeiro trimestre

A secretária Cláudia De Giuli apresentou os números

Por Hiltonei Fernando

A secretária Cláudia De Giuli apresentou os números
A secretária Cláudia De Giuli apresentou os números
foto: Comunicação/Câmara Rio Preto

A Secretaria do Bem-Estar Animal de Rio Preto-SP fez 441 atendimentos relativos a denúncias de maus-tratos nos primeiros três meses deste ano. A secretária Cláudia De Giuli usou a tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (18), para mostrar o trabalho da pasta.

O crime de maus-tratos contra animais está previsto em lei federal, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. A lei aumentou a pena, prevendo reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada. 

O atendimento a denúncias, recebidas prioritariamente via portal da Prefeitura, é um dos serviços oferecidos pela pasta, que faz ainda castração de cães e gatos, atendimentos clínicos, organiza campanhas de adoção, mantém contrato com a Unirp para atendimento de animais maltratados ou atropelados, sem tutor, além de orientações e acolhimentos diversos referentes à causa animal. 

Entre janeiro e março deste ano, 1.889 animais foram submetidos à esterilização, entre cães e gatos, tanto nas castrações feitas periodicamente pela Secretaria quanto nos mutirões. O Bem-Estar Animal presta o serviço às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, no prédio onde funciona o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Este ano, já houve uma edição da castração em massa e uma segunda está prevista para o fim deste mês, entre os dias 26 e 30, no Shopping Cidade Norte.

“Tanto o serviço permanente de castração, quanto os mutirões, durante os quais esterilizamos cães e gatos em massa, são de extrema importância para a saúde tanto dos animais quanto dos humanos. O procedimento previne e barra a transmissão de diversas doenças, além de promover o controle da população canina e felina e o abandono”, diz a Cláudia De Giuli.

A titular da pasta apresentou esses e outros números para os vereadores, durante dez minutos. “Foi feita a licitação para reforma do nosso prédio próprio, para o canil municipal e várias outras ações. É importante dar visibilidade para o trabalho, para a população entender o papel da Secretaria do Bem-Estar Animal”, disse. A pasta foi criada no fim de agosto do ano passado.

Foram feitos ainda 128 atendimentos clínicos e as equipes da secretaria resgataram 89 animais. Atualmente, há cerca de 80 animais internados no Hospital Veterinário da Unirp, mantidos por meio de contrato entre a pasta e o centro universitário.

Esses cães e gatos estão em tratamento, pois foram atropelados em vias públicas e não possuem tutor ou sofreram maus-tratos que deixaram sequelas. Na parte da secretaria que funciona junto ao CCZ, estão outros 20 animais. Os que estão saudáveis, são encaminhados para adoção.

Adoções

Outra frente de atuação são as campanhas de adoção, agora feitas de modo permanente, a cada quinze dias. A mudança de estratégia surtiu efeito, pois no primeiro trimestre o número de animais que conseguiram um novo lar já se igualou a todo o ano de 2022. Aproximadamente, 80 animais ganharam um novo lar entre janeiro e março.

“Estamos com foco muito grande na adoção, pois, além de encontrar novos tutores para os animais resgatados ou acolhidos, precisamos liberar vagas para dar continuidade aos trabalhos da secretaria. Estamos operando no limite, então, precisamos manter esse movimento”, afirma Cláudia. 

Informação: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação