A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marília-SP realizou, na semana passada, a recuperação de duas nascentes localizadas na zona Norte da cidade. O objetivo desta ação é recuperar os mananciais situados no perímetro urbano, através do plantio de árvores nativas ao redor dos olhos d'água e, desta forma, contemplar o “Projeto Nascentes”.
Segundo o Plano Diretor de Controle de Erosão Rural de Marília, o município tem 1.448 nascentes, sendo aproximadamente 100 nascentes localizadas no perímetro urbano. Uma nascente é um ponto em que a água aflora através da superfície do solo. É conhecida também como olho d’água, fio d’água, mina d’água, cabeceira ou fonte.
Para compreender de onde vem esta água, é necessário entender que a água do planeta não aumenta ou diminui, ela se movimenta em ciclos, modificando o seu estado físico entre sólido, líquido e gasoso. Quando a água evapora, pela ação do vento ou calor, ela inicialmente se transforma em nuvem e posteriormente se transforma em chuva. Uma porcentagem dessa chuva se infiltrará no solo e abastecerá o lençol freático (reservatório de água localizado na parte subterrânea da Terra), local de onde aflora a água de uma nascente.
O Projeto Nascentes, criado em 2022, com o apoio do prefeito Daniel Alonso, tem como propósito cercar e reflorestar o entorno das nascentes localizadas no perímetro urbano de Marília, com espécies nativas da região.
Fonte: Secom/Marília