Band Multi

Secretaria da Mulher participa do Prêmio África Brasil 2022

Evento celebra Dia da Luta pela Independência da África

Por Hiltonei Fernando

Evento celebra Dia da Luta pela Independência da África
Evento celebra Dia da Luta pela Independência da África
foto: cedida

Com a finalidade de comemorar o Dia da Luta pela Independência da África, celebrado no dia 25 de maio, uma equipe de assessores da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de Rio Preto-SP, participou em São Paulo, da cerimônia de entrega do 16° Prêmio África Brasil, do lançamento do Fórum SP Afro Brasil e da implementação das Casas SP Afro Brasil no Estado. 

O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência, no Memorial da América Latina, na Barra Funda. Entre os presentes, o assessor Rodrigo Silva, a coordenadora de Igualdade Racial Bárbara Barbosa e a psicóloga técnica da parceria com a ARA – Marcia Regina Grassiano, além da mesa diretora do Conselho Municipal Afro (CMA).

Com a presença do presidente do CMA Darok Viana, da vice-presidente Denise e secretaria Ariane dos Santos, Rio Preto foi representada perante outras lideranças nacionais e internacionais e autoridades do Governo do Estado de São Paulo nesta data instituída pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 1972, dia da Libertação da África.

Na ocasião, foi feito o lançamento do Fórum SP Afro Brasil, marcado para novembro próximo. A implementação das Casas SP Afro Brasil para 20 cidades no Estado foi outra novidade no evento, lembrando que essa implementação inclui o município de Rio Preto.

A premiação foi desenvolvida pelo Centro Cultural Africano, uma organização sem fins lucrativos, com a missão de fortalecer o intercâmbio entre o Brasil e a África, valorizando o talento, o respeito e a esperança de manter vivas as tradições culturais africanas, contribuindo assim com o desenvolvimento do patrimônio oral, material e imaterial da humanidade.

O Centro foi fundado em 1999 pelo nigeriano Otunba (rei) Adekunle Aderonronu, com a missão de fortalecer o intercambio entre o Brasil e a África, valorizar a solidariedade, a ética, a esperança, o talento, o respeito, além de manter vivas as tradições culturais africanos e afros descendentes, contribuindo assim para o desenvolvimento do patrimônio oral, material e imaterial da humanidade, segundo a Unesco.

Em comemoração à Década Internacional dos Afrodescendentes de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024, e ao  Dia da Luta pela Independência da África, o 25 de Maio que foi instituído pela ONU e governos com ações que beneficiem diretamente comunidade afro-brasileira.  

Ascom