A cidade de Presidente Prudente-SP subiu 17 posições no ranking estadual do programa Previne Brasil, de 42º para 25º, do Ministério da Saúde, que mede os indicadores de desempenho e qualidade da atenção básica de saúde nos municípios. Os dados são referentes ao primeiro quadrimestre de 2022.
Presidente Prudente também ficou em 1º lugar entre as cidades paulistas com mais de 100 mil habitantes, e em 25º no ranking estadual geral, que considera os dados dos 634 municípios, bem à frente de lugares com porte semelhante, como Marília (448º), Americana (412º), Bauru (259º) e Araçatuba (163), por exemplo.
O Previne Brasil, programa que reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), se baseia em sete indicadores para avaliar a qualidade da atenção básica: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com Pressão Arterial aferida em cada semestre; e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.
No município, os atendimentos referentes à vacinação, exames de HIV e sífilis e consultas odontológicas foram os destaques entre os indicadores avaliados. O prefeito da cidade, Ed Thomas, mencionou sobre a satisfação de alcançar índices ainda melhores. “A 42º posição dentre 634 municípios já era uma excelente colocação. Melhorar esse índice, principalmente diante de uma pandemia, é muito gratificante. É o resultado do compromisso dos servidores da Secretaria de Saúde, que trabalharam incansavelmente nesses últimos dois anos. Nossa gratidão a toda equipe”, declarou.
Ascom