O trabalho da Central de Material e Esterilização (CME) da Santa Casa de Birigui-SP foi mais uma vez reconhecido. O setor conquistou a renovação do “Certificado de Qualidade em Esterilização” da empresa MedControl, pelas boas práticas em todo o processo de esterilização dos materiais cirúrgicos.
A certificação foi entregue na quinta-feira (21) ao interventor Alex Brasileiro e a diretora assistencial Bruna Perassoli Teixeira. Participaram do ato a coordenadora da CME, Maria Vieira de Paula; diretores da MedControl, Luiz Carlos Moreira e Rossano Lozano; e colaboradores do hospital.
O interventor disse que a certificação é fruto da dedicação de toda equipe. “Dividimos essa conquista com todos vocês, que realizam as atividades com excelência. Esse certificado mostra que seguimos no caminho certo, sempre objetivando a qualidade dos serviços e a segurança dos pacientes”, afirmou.
Para conferir o certificado, a empresa avaliou os equipamentos e verificou que os processos de limpeza, desinfecção e esterilização dos artigos médicos estão sendo realizados de forma adequada, seguindo parâmetros nacionais, como a RDC 15 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
PADRÃO OURO
A diretora Assistencial lembrou que além da equipe da Central de Material, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) contribui no aprimoramento dos processos, visando sempre a qualidade do serviço e a redução dos riscos de infecção hospitalar.
“Há mais de dez anos o hospital recebe essa certificação, que representa nosso padrão ouro em esterilização de artigos cirúrgicos realizada em nossa Central de Material com o objetivo de diminuir os índices de infecção e garantir a qualidade na assistência e segurança aos pacientes”, finalizou Bruna.
Conforme a coordenadora da CME, os artigos cirúrgicos são esterilizados por meio de três autoclaves, a 134ºC. Ela explicou que diariamente são feitos testes de qualidade das autoclaves para uso, além de análises biológicas e químicas que atestam a qualidade da esterilização dos materiais.
O Centro Cirúrgico do hospital realiza, em média, 350 cirurgias por mês, nas especialidades de ginecologia, obstetrícia, ortopedia e cirurgia geral (SUS e convênios), urologia, vascular e mastologia (por convênios), além de exames como endoscopia e colonoscopia.
Informação: Ascom/Santa Casa