Rio Preto apresentou um aumento no número de pessoas em situação de rua e o alerta foi dado pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio). Por isso, uma campanha foi iniciada na terça-feira (14), com o objetivo de conscientizar as pessoas a não darem esmolas.
Para enviar a mensagem de forma ampla, cartazes foram distribuídos com os seguintes dizeres “Quer ajudar? Não dê esmola!”. Nos cartazes há também o telefone de contato do Albergue Noturno e da Casa de Passagem Cirineu, locais onde os moradores de rua são acolhidos.
“Resolvemos fazer esses adesivos para que, de forma visual, a população entenda que dar esmolas não é o caminho para sanar o problema. Dar esmolas é uma forma de incentivar os que estão na rua a continuarem e também a chegarem novos moradores, devido à facilidade de se conseguir dinheiro. Para sanar o problema ou, pelo menos, amenizar, existem os locais corretos para se fazer doações, sejam elas em dinheiro ou com alimentos”, explicou o vice-presidente do Sincomercio, Ricardo Ismael.
Cerca de 200 cartazes já foram distribuídos, a campanha também deve se estender em estabelecimentos comerciais localizados fora do centro da cidade. Quem tiver interesse em adquirir os adesivos da campanha gratuitamente, devem entrar em contato com ó Sincomercio através do Instagram @sincomerciorp.
Resolvemos fazer esses adesivos para que, de forma visual, a população entenda que dar esmolas não é o caminho para sanar o problema. Dar esmolas é uma forma de incentivar os que estão na rua a continuarem e também a chegarem novos moradores, devido à facilidade de se conseguir dinheiro. Para sanar o problema ou, pelo menos, amenizar, existem os locais corretos para se fazer doações, sejam elas em dinheiro ou com alimentos”, disse vice-presidente do Sincomercio, Ricardo Ismael.
Foram feitos 200 adesivos que estão acabando, por isso, o Sincomercio vai mandar confeccionar mais 100 pensando em atender não só as lojas da região central, como também aquelas que ficam no entorno da rodoviária.
O André Lucas é contador e tem mais de 10 clientes lojistas. “Peguei vários adesivos para entregar aos meus clientes. A adesão está sendo unânime. Tendo em vista a alta de pessoas em situação de rua devemos conscientizar a população solidária de Rio Preto de que temos que dar assistência de forma humanizada e organizada para que não seja algo imediato de solução, mas sim, algo que vá mudar o cenário atual de desigualdade social”, detalha o contador.
Quem tiver interesse em adquirir os adesivos da campanha gratuitamente, devem entrar em contato com ó Sincomercio através do Instagram @sincomerciorp.