Band Multi

Região de Prudente tem queda nas mortes envolvendo bicicletas

Os dados foram divulgados pelo Infosiga

Por Hiltonei Fernando

Os dados foram divulgados pelo Infosiga
Os dados foram divulgados pelo Infosiga
foto: internet

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Ciclista, celebrado no dia 15 de abril, os novos dados do Infosiga, sistema do governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e Detran.SP, apontam redução de 67% nas mortes de ciclistas na região de Presidente Prudente-SP. O total contabilizado caiu de três no primeiro trimestre de 2021 para um em igual período deste ano. 

O ciclismo está entre as modalidades mais apropriadas na prevenção e tratamento de doenças como hipertensão, colesterol alto, infarto do miocárdio, dentre outras. Melhoria do condicionamento físico e da capacidade cardiorrespiratória é um dos benefícios da atividade. 

A tendência de queda se estendeu para o número de acidentes com vítimas caiu 2% em ambas as comparações. A quantidade mensal diminuiu de 328 para 320 e a trimestral reduziu de 1.007 para 987.

Reduções no Estado

No território paulista, os dados apontam redução de 13,4% nos óbitos de ciclistas. O total contabilizado passou de 82 no primeiro trimestre de 2021 para 71 em igual período deste ano. Na comparação mensal, a diminuição foi ainda mais acentuada, já que a quantidade passou de 38 para 31 (-18,4). A tendência de queda se estendeu para o indicador de mortes envolvendo ocupantes de automóveis. No acumulado, a soma caiu 2,9%, passando de 280 para 272.