Band Multi

Prudente recebe Método Wolbachia de controle da dengue

A reunião será no auditório da Prudenprev

Por Hiltonei Fernando

A reunião será no auditório da Prudenprev
foto: cedida

A cidade de Presidente Prudente-SP foi selecionada para receber a Implementação do Método Wolbachia, com o objetivo de reduzir a transmissão da dengue e outras arboviroses. O encontro deve acontecer na quinta-feira (30), às 9h, no Auditório da Prudenprev.

O método Wolbachia contribui para a redução da transmissão de arboviroses. O método consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti juntamente com a bactéria Wolbachia, que impede que os vírus da dengue, zika e chikungunya se desenvolvam no mosquito, reduzindo assim a transmissão de arboviroses. A nova tecnologia de controle vetorial iniciará sua expansão em municípios selecionados no Brasil, sendo um deles, o município de Presidente Prudente.

A reunião é promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, com participação da Vigilância Estadual e Municipal; Secretarias Municipais de Saúde, Finanças, Comunicação, Meio Ambiente, Instituto Adolfo Lutz e Hospital Regional.

Prudente é uma das primeiras cidades do Estado de São Paulo a receber o método. Outras reuniões ocorrem em outros municípios do Brasil: Foz do Iguaçu-PR; Natal-RN, Joinville-SC, Uberlândia-MG e Londrina-PR.

Diante das evidências científicas obtidas a partir das pesquisas financiadas pelo Ministério da Saúde, sobre o Aedes Aegypti com Wolbachia, surge como uma adição às estratégias de combate aos vetores de arboviroses, ecologicamente mais atrativa e autossustentável.

Informação: Secom PP

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.