A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica (VEM), informou que a vacinação contra a gripe e o sarampo foi prorrogada até 24 de junho, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde.
Podem se vacinar contra o vírus da Influenza pessoas acima de 60 anos, profissionais da Saúde, gestantes e puérperas, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, professores, indígenas, pessoas com deficiência e comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.
Já a campanha contra o sarampo é voltada a crianças de seis meses a menores de cinco anos e aos profissionais da saúde. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, as vacinas contra o sarampo e o vírus Influenza podem ser tomadas simultaneamente, exceto para as pessoas positivadas com Covid-19. Neste caso, a recomendação é que o público seja vacinado imediatamente após o término do período do isolamento.
Além disso, para as crianças entre cinco a 11 anos é necessário um intervalo de 15 dias entre as vacinas destinadas à campanha e contra o coronavírus. A cidade de Presidente Prudente conta com 27 unidades de saúde abertas para a imunização dos prudentinos. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
Cobertura vacinal em Presidente Prudente
Os dados levantados nesta segunda (6) apontam 31.289 doses aplicadas contra a gripe, com cobertura vacinal de 27,8% em crianças; 21,8% em gestantes, 52,4% em idosos; 16,1% em professores; 22,2% em puérperas e 40% em trabalhadores da saúde.
Contra o sarampo foram administradas 3.480 doses em crianças de seis meses a menores de cinco anos, valor que corresponde a 29% do público-alvo.