Band Multi

Prudente promove 1º Encontro de Aleitamento Materno

O evento foi destinado à formação de profissionais

Por Hiltonei Fernando

O evento foi destinado à formação de profissionais
foto: Mariana Padovan

A prefeitura de Presidente Prudente-SP, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), promoveu na quarta-feira (16), no Centro Cultural Matarazzo, o 1º Encontro de Aleitamento Materno, mais um evento alusivo ao ‘Agosto Dourado’, destinado à formação de nutricionistas, fonoaudiólogos, equipe de enfermagem e agentes de saúde da rede municipal. 

O secretário municipal de Saúde de Prudente, Breno Erbella Casari, e secretária adjunta, Daniele Borsari, realizaram a abertura do encontro. “É muito importante ver esse auditório cheio, principalmente quando a causa é de tamanha importância. Agradeço a presença de todos e parabenizo o trabalho que tem sido realizado por toda equipe”, declarou o secretário. 

A enfermeira coordenadora do Banco de Leite Humano, Adriana Trevisan Monteiro, ministrou a primeira palestra, que contou um pouco da história do trabalho realizado pele equipe e qual a importância do aleitamento para o prematuro extremo. Segundo a coordenadora, o Banco de Leite Humano da Sesau tem conseguido manter a média de 100 litros pasteurizados por mês, suficientes para atender as demandas dos quatro hospitais.

“As amostras são enviadas periodicamente para o Instituto Adolfo Lutz, para o controle de qualidade. Há todo um trabalho para assegurar as propriedades adequadas e o abastecimento dos hospitais, garantindo principalmente que não falte o leite materno para o prematuro extremo, o que reduz o número de dias de intubação, de internação, previne a enterocolite, dentre outras doenças”, explicou Monteiro. 

Convidada especial, a enfermeira consultora materno infantil com foco em amamentação, Sarah Sumaia, abordou o tema amamentação com o foco profissional, ensinando técnicas a serem aplicadas ao público que os profissionais da rede assistem nas ESFs e UBSs. 

Na sequência, a temática ‘acolhimento dupla mamãe-bebê’ foi ministrada pelo psicólogo-supervisor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do município, Audiston Nelson Alves Maciel. O assunto ‘direitos da mulher trabalhadora que amamenta’ foi discutido por Paulo Alexandre Lopes, que é assistente social do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador.

Para encerrar o I Encontro de Aleitamento Materno, a nutricionista supervisora de Nutrição, Juliana Santiago, tratou sobre ‘nutrição da mulher que amamenta’. 

Informação: Secom PP

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.