O município de Presidente Prudente-SP foi certificado pelo Selo VerdeAzul pelo segundo ano consecutivo. A premiação, que demonstra o avanço da cidade na causa ambiental, foi realizada na terça-feira (19), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Dos 645 municípios do estado, apenas 86 cidades receberam nota acima dos 80 pontos e foram contemplados com a certificação. Neste ano, as cidades foram divididas em categorias, de acordo com o número de habitantes. Presidente Prudente estava no Grupo 4, para cidades acima de 100 mil habitantes.
O maior município do Oeste Paulista ficou na 23ª colocação com nota 80. Essa é a quarta vez que o município recebe a certificação, sendo a primeira em 2019. Já a cidade de Americana ficou em 1º lugar com 100 pontos.
Para o secretário de Meio Ambiente do município, Fernando Luizari Gomes, a certificação é um passo importante para a melhoria da questão ambiental. “Ainda falta muito para chegarmos onde queremos, mas a secretaria do meio ambiente tem trabalhado de forma constante para conseguir alcançar esse objetivo”, enfatiza Luizari.
O programa
O PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Ele estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas, a fim de contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.
As ações propostas pelo PMVA têm como base dez diretivas norteadoras: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Informação: Secom PP