Band Multi

Prudente fica em primeiro no Estado na nota do Previne Brasil

A avaliação de 9.71 é para a atenção primária

Por Hiltonei Fernando

A avaliação de 9.71 é para a atenção primária
foto: Arquivo

O município de Presidente Prudente-SP, por meio do trabalho de atenção primária promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), continua em destaque e em ascensão no ranking do Previne Brasil, indicador do Ministério da Saúde. Na avaliação do segundo semestre de 2023, a nota de avaliação da atenção primária em saúde subiu em relação ao quadrimestre anterior, passando de 9.49 para 9.71.

Diferentemente dos semestres anteriores, o ranking nacional deixou de ser divulgado. Porém, no Estado de São Paulo, a nota dos dois quadrimestres de 2023 coloca Presidente Prudente em 1º lugar entre os municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes, na avaliação global na atenção primária em saúde.

O ranking qualifica sete indicadores, que compõem a nota dos municípios. Prudente se destaca na cobertura da vacinação da pólio e pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, haemophilus influenza), com 90%; outro indicador relevante aponta que 96% das gestantes fizeram exames para detectar a sífilis e o HIV, e que 90% das grávidas também foram submetidas a exames odontológicos durante o pré-natal. 

A avaliação de 9.71 para a atenção primária de Presidente Prudente é bastante superior a municípios do mesmo porte, como Marília (nota 7.27), Bauru (nota 7.73), Assis (nota 8.08) e Rio Preto (nota 8.12). De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Breno Erbella Casari, atualmente, o financiamento do SUS se vale de avaliações quadrimestrais para definição dos valores a serem repassados pela União aos municípios brasileiros. 

“As notas alcançadas podem influenciar nas proporções financeiras, sendo equivalente a qualidade do serviço prestado. Dentre os critérios avaliados, são sete indicadores que quantificam a nota. Temos excelentes avaliações, quatro indicadores acima de 70%, sendo três acima de 90%”, comentou o secretário. 

Ainda conforme o secretário, todas as equipes apresentaram melhora significativa nos indicadores individuais. No geral, destaque para a equipe da ESF São Pedro e ESF Regina, que neste quadrimestre atingiram todas as metas dos indicadores do Programa Previne Brasil, que aproveitou para parabenizar os profissionais.

Informação: Secom PP

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.