Os números relacionados a dengue seguem aumentando na maior cidade do Oeste Paulista. Na tarde de quinta-feira (20), a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) atualizou os dados sobre a doença. De acordo com a pasta, Presidente Prudente-SP confirmou a 14ª morte por dengue este ano.
Com isso, a cidade passa a ser a primeira do país em quantidade de mortes pela doença. Com relação aos casos confirmados, o município ultrapassou as 11 mil notificações. E esses números colocam Presidente Prudente como a terceira no país e a primeira no Estado, em quantidade de casos positivos.
Também de acordo com a VEM, outros 4.828 casos foram descartados desde o começo de 2023. Equipes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) estiveram nesta semana no município para conhecer in loco a estrutura de saúde.
Cerca de 10 pessoas vinculadas ao ministério e à OPAS visitaram a sede da pasta, as unidades municipais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e os hospitais da cidade, entre terça-feira (18) e quarta-feira (19).
Participaram das atividades técnicas junto aos representantes do Ministério da Saúde, toda a equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde, representantes do GVE, Instituto Adolfo Lutz, Departamento Regional de Saúde, entre outras instituições ligadas à saúde regional. O alerta das equipes é que a região Oeste faz divisa com estados que enfrentam epidemia de chikungunya como o Paraná e o Mato Grosso do Sul.