Band Multi

Prudente decreta luto oficial pela morte do jornalista Barbosa da Silveira

O documento foi publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira (21)

Por Hiltonei Fernando

O documento foi publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira (21)
foto: Cedida/Blog Altino Correia

A prefeitura de Presidente Prudente-SP decretou luto oficial de três dias pela morte do jornalista José Vinícius Barbosa da Silveira. O documento foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial desta segunda (21). Durante o período do luto, as bandeiras seguem hasteadas a meio mastro.

Conforme o Decreto, o luto oficial considera o importante papel que Barbosa da Silveira, como era conhecido, desenvolveu junto ao ramo da comunicação, atuando por mais de 40 anos no Jornal O Imparcial e na Rádio Comercial AM. Para o prefeito da cidade, Ed Thomas, o jornalista teve um importante papel na história da imprensa prudentina. 

Sobre Barbosa da Silveira

Paulistano do bairro do Braz, José Vinícius Barbosa da Silveira veio a Presidente Prudente para trabalhar na antiga Faculdade de Filosofia (Fafi), hoje campus da Unesp, onde estudou Ciências Sociais. Também era formado em Sociologia pela então Instituição Toledo de Ensino, hoje Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo. Como radialista, iniciou-se em 1962 na PRI-5 A Voz do Sertão, atual Rádio Difusora. Como jornalista, começou no ano de 1963, em O Imparcial.

No rádio entrou pelas mãos do gerente Carlos Alberto de Arruda Campos, para apresentar o programa Ponto de Encontro, um musical vespertino. No jornal ingressou como revisor, recebido pelo gerente Geraldo Soller. Além dos relevantes serviços na área de comunicação, Barbosa tem atuado na área social como um dos fundadores da Apae, Aliança Francesa e Amigos da Cidade; foi membro do Serviço de Obras Sociais (SOS) e da Sociedade Hípica de Presidente Prudente. Entre outras homenagens, em 1996 recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Prudentino, por iniciativa do então vereador Wilson Portela Rodrigues.

Em 2007, quando ‘Os Ouvintes Querem Ouvi-lo’ completou 35 anos, Barbosa da Silveira foi objeto de estudo em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), pré-requisito para conclusão do curso de Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Os então alunos e hoje jornalistas Bruno Furquim, Andréa Mori, Andréia Chaves e Selma Maciel, orientados pelo professor Homero Ferreira, produziram um radiodocumentário que retratou a carreira radiofônica de Barbosa, levado ao ar pela Rádio Comercial.

Informações: Secom PP

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.