Band Multi

Projeto é criado para crianças com atrasos em desenvolvimento

A proposta é atender crianças até 3 anos de idade

Por Hiltonei Fernando

A proposta é atender crianças até 3 anos de idade
foto: divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba-SP, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), inaugura na segunda-feira (18), um projeto para crianças que necessitam de estimulação precoce chamado Programa de Intervenção Precoce APAE Araçatuba (PIPAA) para crianças até 3 anos de idade.

O PIPAA tem atendimento voltado a neonatos de risco, crianças com distúrbio genéticos adquiridos e/ou atraso no desenvolvimento a fim de prevenir e minimizar déficits, visando propiciar o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial, linguístico e social da criança e estimular sua independência pessoal nas diferentes áreas evolutivas.

Durante o mês de maio e junho os profissionais das redes de saúde e educação municipais participaram de apresentações pata conhecer o público alvo e o fluxo do PIPAA. Para ter acesso ao serviço, os pais ou responsáveis devem procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde), pois são elas que farão o agendamento da criança via Regulação da SMSA. 

Profissionais da saúde e educação podem encaminhar ao Programa quando identificar a necessidade durante o acompanhamento em suas unidades. A capacidade de atendimento é de 50 crianças ao mês. O projeto irá dispor de psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

A inauguração do PIPAA ocorre na sede da APAE, na próxima segunda-feira (18), às 17h.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.