O Dia das Crianças será comemorado na quarta-feira (12), e como já é tradição, a maioria das famílias providencia presentes para dar aos pequenos. O Procon Rio Preto-SP alerta que o aumento pela procura de brinquedos e outros itens acaba, por consequência, provocando mais queixas em relação às compras.
Diretor da fundação, o advogado Jean Dornelas chama atenção para golpes em vendas pela internet. “É preciso ficar atento às ofertas feitas por redes sociais, como Facebook e Instagram, principalmente quando o preço for muito convidativo. Só efetive o pagamento após verificar o produto presencialmente, nada de pagar antes por PIX”, alerta.
No caso dos produtos eletrônicos, é fundamental fazer teste prévio para verificar se o funcionamento está de acordo. O ideal é gravar um vídeo nesta hora, comprovando o estado do produto no momento em que é retirado da embalagem.
Quanto à troca, o mais importante é atentar-se às regras de cada estabelecimento. “Muitas lojas efetuam troca em relação a tamanho, cor e modelo de produtos, como roupas e calçados. No entanto, não há obrigatoriedade na troca de bens não duráveis, exceto quando vêm com defeito de fábrica, em até 30 dias após a compra”, explica.
Já para os bens duráveis, como celulares e videogames, o prazo é de 90 dias, podendo o fabricante realizar a troca por novo produto ou reembolso. “O consumidor pode procurar lojistas que tenham políticas de trocas facilitadas, como esse tipo de troca efetuada pelo próprio comércio e não pelo fabricante”, indica.
De todo modo, é interessante que o consumidor verifique as políticas de trocas e faça um registro disso, até mesmo com foto tirada pelo celular. Em casos de queixas ou denúncias, o Procon atende presencialmente na rua Silva Jardim, 3604, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Também é possível solicitar atendimento pelos telefones (17) 3235-6880/3233-9527 e pelo whatsapp 17 99627-0528.
Informações: Marcella Moreira/Secretaria de Comunicação