Band Multi

Procon faz orientações para as compras de Black Friday

Data serve para aumentar as vendas

Por Hiltonei Fernando

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Data serve para aumentar as vendas
foto: Secretaria de Comunicação Social

Faltam poucos dias para a Black Friday, marcada para 24 de novembro, o Procon de Rio Preto-SP está reforçando as orientações e recomendações aos consumidores, tanto para evitar problemas com as compras como para conhecer suas garantias e direitos.

Entre as principais recomendações, está a de monitorar com antecedência o preço de produtos desejados, a fim de verificar se eles realmente vão entrar em promoção na Black Friday. “Nesta situação, o melhor fiscal é o próprio consumidor. É sempre importante o consumidor registrar preços e ofertas, com fotos ou fazendo ‘print’ da tela, até para que ele tenha o mínimo de amparo na negociação”, diz o diretor do Procon de Rio Preto, Alisson Oliveira. 

O acompanhamento é eficaz, também, para que o consumidor identifique falsas promoções, quando o vendedor não abaixa o preço do produto, mas anuncia como se fosse uma oferta. Essas falsas promoções podem ser denunciadas ao Procon.

Em todos os casos, o consumidor tem direito à garantia legal dos produtos, que é 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis. Se o produto apresentar defeito neste período, é recomendado procurar assistência ou entrar em contato com o fornecedor para solucionar o problema.

Nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial, pela internet ou por telefone, por exemplo, o consumidor tem o direito de cancelar a negociação e pedir a devolução do dinheiro no prazo de sete dias, contados a partir do recebimento do produto, sem a necessidade de justificar o motivo. Nesses casos, o frete da devolução deve ficar a cargo do vendedor, de acordo com o que determina o Código de Defesa do Consumidor.

Outra dica fundamental é fazer as compras com consciência e planejamento: “Procure distinguir o que é necessidade e o que é desejo. Você tem o direito de gastar, mas a cautela é recomendada para que você não acabe se endividando. O consumo consciente é sempre muito estimulado”, complementa Alisson.

Confira mais dicas para as compras de Black Friday:

Pesquise com antecedência: Avalie preços antes do evento para identificar reais descontos e utilize comparadores de preços para garantir a melhor oferta.

Consumo consciente: Faça uma lista do que precisa para evitar compras impulsivas. Compre com segurança: Verifique a reputação das lojas, leia comentários e prefira estabelecimentos confiáveis e conhecidos. O mesmo vale para compras online.

Conheça seus direitos: Esteja ciente das garantias oferecidas e das políticas de troca e pesquise sobre o Código de Defesa do Consumidor. Salve comprovantes: Faça print de ofertas, guarde confirmações de compra e recibos para referência futura.

Informação: Daniel Martins/Secretaria de Comunicação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.