O balanço do Procon Municipal de Presidente Prudente-SP mostra que em 2022 foram realizados 6.278 atendimentos por meio do órgão. Conforme a coordenadora do Procon, Camila Valera Marquini, o setor dos assuntos financeiros concentrou a maioria das reclamações registradas no último ano, principalmente aos que se referem a banco comercial, crédito consignado e cobrança indevida.
Ainda segundo o levantamento apresentado por Marquini, também são campeões de reclamação os setores de cartão de crédito por cobrança indevida, de produtos, como vestuário e calçado, pela não entrega ou demora na entrega, a área de telefonia e o de energia elétrica.
De acordo com a coordenadora, o consumidor deve ter muita atenção a qualquer desconto indevido em sua conta bancária e nunca informar seus dados pessoais via telefone. “Orientamos o consumidor que, ao constatar desconto no benefício referente a empréstimo que não contratou, reclame no Procon. Deve ainda questionar a instituição financeira que está realizando os descontos e tentar contato com a ouvidoria oficial”, alerta.
“O consumidor deve estar atento às ligações que oferecem crédito e não informar dados pessoais, nem bancários. Não se deve entregar cartão de banco, de beneficiário ou de qualquer documento para desconhecidos ou terceiros. Antes de contratar, é recomendável verificar junto ao INSS as redes de bancos e financeiras credenciados para esse tipo de crédito e pesquisar as melhores taxas e condições. É necessário também refletir sobre o impacto que o valor das parcelas causará no orçamento”, orienta a coordenadora do Procon.
Serviço
O Procon Municipal é um órgão destinado à proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores. Cumpre orientar, educar, proteger e defender os consumidores contra abusos praticados pelos fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo.
O atendimento presencial do Procon Municipal de Presidente Prudente é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, que funciona das dependências do Centro Cultural Matarazzo, na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, Reclamações também podem ser feitas pelo site (proconpp.sp.gov.br). Para dúvidas: (18)3221-2710.
Informação: Secom PP