Band Multi

Primeiras cirurgias robóticas são realizadas pelo Hospital de Base

Uma das cirurgias foi feita em um paciente do SUS

Por Hiltonei Fernando

Uma das cirurgias foi feita em um paciente do SUS
Uma das cirurgias foi feita em um paciente do SUS
foto: Hospital de Base

O Hospital de Base (HB), de São José do Rio Preto (SP), iniciou nesta quinta-feira (20), as cirurgias robóticas com o Da Vinci Xi, sendo uma delas em paciente do SUS. As duas cirurgias realizadas consolidam o HB como referência em medicina de alta tecnologia, já que esta é a primeira instituição de saúde do Noroeste Paulista a adquirir a última e mais nova versão desta plataforma robótica. 

A estreia do robô do HB foi marcada por uma cirurgia para correção de duas hérnias e da musculatura abdominal, realizada pelo Dr. Marco Ribeiro, cirurgião geral e do aparelho digestivo. Já a primeira cirurgia realizada em paciente do SUS foi realizada pelo cirurgião coloproctologista e oncológico Dr. Maximiliano Cadamuro Neto, em uma paciente com câncer colorretal. 

O robô Da Vinci Xi também será utilizado em cirurgias urológicas, como tratamento de câncer de próstata, rim e bexiga, e em cirurgias oncológicas do aparelho digestivo, ginecológicas, como histerectomias e miomectomias. O equipamento vai beneficiar pacientes de todo o Brasil, especialmente do interior paulista e Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Do total de procedimentos, cerca de 15% serão em pacientes do SUS. 

Foram investidos R$ 12 milhões para aquisição do aparelho, além de outros recursos destinados para melhoria da estrutura tecnológica, estrutura física (área com 1.200m²), processos de treinamento e qualificação de profissionais.

Informação: Hospital de Base