Band Multi

Primeira morte por Influenza no ano é confirmada em Bauru

A cidade já registrou três casos da doença este ano

Por Hiltonei Fernando

A cidade já registrou três casos da doença este ano
foto: internet

A prefeitura de Bauru-SP, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, confirmou na tarde de quinta-feira (20), a primeira morte por Influenza A H1N1 em 2023. O óbito foi registrado no dia 17 de abril e a investigação foi finalizada pela Vigilância Epidemiológica da cidade.

De acordo com a pasta, a morte é de uma mulher, de 54 anos, que apresentou início dos sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no dia 15 de abril e o resultado positivo para Influenza A H1N1 foi divulgado na quinta-feira (20). A paciente foi atendida por um serviço público do município e possuía hipertensão. 

A cidade tem até o momento, três casos positivos de Influenza A H1N1 neste ano. A Secretaria de Saúde informou que está com aplicação da vacina da Influenza para os públicos prioritários, e pede que estas pessoas procurem uma unidade de saúde para receber o imunizante, uma vez que a Influenza já está em circulação no município.

A vacina da Influenza é aplicada em crianças entre 6 meses e 5 anos e 11 meses de idade, gestantes e puérperas, idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, professores, caminhoneiros, pessoas com comorbidade, pessoas com deficiência, membros das forças de segurança e salvamento, membros das Forças Armadas e funcionários do sistema prisional.

As pessoas devem comparecer em uma unidade de saúde e apresentar documento pessoal. Os profissionais da saúde, professores, caminhoneiros, membros das forças de segurança e salvamento, membros das Forças Armadas e funcionários do sistema prisional devem apresentar a comprovação de atuação em uma dessas atividades. As pessoas com comorbidade devem apresentar documento comprovando esta condição de saúde. 

Devido ao feriado de Tiradentes, que será nesta sexta-feira (21), a vacinação foi encerrada nesta quinta-feira (20) e será retomada na segunda-feira (24), e acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30. A USF do Jardim Godoy funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 22h30. As UBSs do Bela Vista e do Geisel não estão aplicando vacinas.

Informação: Secom Bauru

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.