Band Multi

Prefeitura protocola projeto que concede horário especial aos servidores

Jornada reduzida apresentada pelo prefeito Daniel Alonso

Por Hiltonei Fernando

Jornada reduzida apresentada pelo prefeito Daniel Alonso
foto: cedida

O prefeito de Marília-SP, Daniel Alonso, protocolou na terça-feira (22), na secretaria do Poder Legislativo o projeto de Lei que rege todo o exercício profissional dos servidores municipais, para permitir a concessão de horário especial de trabalho aos funcionários públicos que possuam deficiência, ou filhos (e dependentes) com deficiência. 

A proposta do governo municipal, que deverá tramitar pelas comissões internas da Câmara dentro dos próximos dias e ser habilitada para votação em plenário, atende reivindicação da categoria e inclui também servidores que possuam cônjuges com deficiência.

“Estamos assegurando aos trabalhadores municipais a concessão de horário especial de jornada de expediente profissional, sem qualquer prejuízo em sua remuneração e independentemente de compensação, quando comprovada a necessidade de ausência para atender filhos, cônjuges ou dependentes, pelo Serviço Municipal de Saúde do Trabalhador. O mesmo vale para o servidor que possua deficiência e necessite se ausentar da repartição para tratamento e cuidados”, detalhou o prefeito Daniel Alonso. 

Pelo projeto de Lei Complementar, conforme explicou o assessor especial de governo, Alysson Alex, o horário especial de trabalho poderá ser concedido sob a forma de jornada reduzida em dias consecutivos, ou intercalados. “Também será possível a ausência ao trabalho em dias específicos da semana, isso conforme a necessidade. O servidor, neste caso, precisará cumprir a jornada mínima de quatro horas diárias de trabalho ou 20 horas semanais de trabalho”, contextualizou Alysson.

Em outro ponto da matéria, de acordo com observações do chefe de gabinete do chefe do Poder Executivo, Levi Gomes de Oliveira, o projeto de Lei Complementar modifica uma Lei Complementar, dando nova redação para benefícios como licença-maternidade, licença-paternidade e licença por adoção. 

Informação: Secom Marília

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.