A prefeita de Bauru-SP, Suéllen Rosim, participou na quarta-feira (24) de reuniões em Brasília-DF para discutir a licitação da Malha Oeste da ferrovia, cobrando que uma audiência pública a respeito do assunto seja realizada na cidade pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), dentro do processo da licitação.
Uma reunião foi com o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, o secretário Nacional de Transportes Ferroviários da pasta, Leonardo Ribeiro, a coordenadora geral de Portos e Aeroportos, Maryane Figueiredo, e o assessor Thiago Alvarenga. Outra reunião foi com o assessor especial de Relações Parlamentares e Institucionais, Maurício Uzeda, da ANTT.
Até o momento, aconteceram somente duas audiências, em Campo Grande-MS e em Brasília-DF. Em ambas, Bauru-SP esteve representada, sendo inclusive o único município paulista a enviar representantes na primeira audiência. No estado de São Paulo, nenhuma audiência foi feita, sendo que a própria União afirma que o trecho com maior movimento será entre Três Lagoas-MS e Bauru. O município apresentou suas propostas nestes encontros.
Para a prefeita Suéllen Rosim, todos os esforços estão sendo feitos para que o município tenha o que é de direito na nova concessão. “Bauru será um dos municípios mais afetados pela nova concessão, mas temos que ter os devidos investimentos, que podem trazer mais desenvolvimento para toda a região. Estamos conversando com o governo federal no sentido de que as nossas reivindicações também sejam consideradas na nova licitação, pois o prazo de concessão será de 60 anos, e precisamos garantir um retorno de investimentos”, afirmou.
COHAB
A prefeita esteve ainda na Caixa, para dar continuidade nas tratativas do acordo para a dívida da Companhia de Habitação Popular de Bauru (Cohab). A companhia enviou para a Caixa algumas considerações necessárias para o acordo, e no encontro a prefeita entregou um ofício, pedindo que a resposta do banco federal aconteça o mais rápido possível. Um projeto de lei deverá ser enviado para a Câmara Municipal, para atualização da lei que permite o acordo. Nas negociações, no ano passado, o município conseguiu reduzir o valor final do débito, e a proposta é que a dívida seja parcelada em 30 anos, dentro da capacidade financeira do município em pagar o acordo.
HABITAÇÃO
Por fim, a prefeita teve reunião com o secretário Nacional da Habitação, Hailton Madureira de Almeida, do Ministério das Cidades. O município apresentou o interesse em receber obras da faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida, para famílias em situação de vulnerabilidade social, no Jardim Europa e no Vargem Limpa. Este encontro teve a participação da deputada federal Simone Marquetto.
Informação: Secom Bauru