O prefeito de Rio Preto-SP, Edinho Araújo, e o secretário de Obras, Israel Cestari, entregaram nesta terça-feira (17), o projeto definitivo de reforma do Complexo Swift de Educação e Cultura à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, em São Paulo. A nova versão do projeto contempla as alterações solicitadas pelo Condephaat, órgão subordinado à secretaria de Estado que orienta a proteção e preservação de bens históricos, como os prédios do complexo Swift.
“Nossa expectativa agora é que a Cultura e o Condephaat aprovem o projeto o mais rápido possível, para que possamos abrir a licitação”, afirma o prefeito. A reforma pretende modernizar o local, mantendo suas características históricas originais, a fim de criar espaço multiuso e climatizado destinado a receber eventos, entre eles congressos e seminários. O projeto prevê ainda a construção de estruturas de apoio, como cozinha e sanitários. O investimento estimado na obra gira em torno de R$ 20 milhões.
O ponto central do projeto é o prédio do graneleiro, o maior do complexo, com 3 mil metros quadrados de área, usado originalmente para o estoque de grãos da antiga fábrica Swift-Armour. Os imóveis começaram a ser construídos em 1937.
A produção foi encerrada em 1973. Atualmente, o complexo Swift abriga a sede da Escola de Gestão Pública Ana Maria Vilela (EGP) e o Teatro Municipal Paulo Moura, considerado exemplo de revitalização e modernização de espaço histórico sem abrir mão de características originais do imóvel.