A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (30), a segunda fase da Operação Pothos que mira novos integrantes de grupos envolvidos em crime de extorsão e que fizeram vítimas algumas pessoas na região de Presidente Venceslau-SP.
Os homens são vítimas após serem atraídos por perfis falsos de mulheres nas redes sociais e acabam induzidos à troca de fotos pessoais por meio de aplicativos de conversas. A Polícia Civil, por meio da Central de Polícia Judiciária e delegacia de Investigações Gerais, cumpriu dois mandados de prisão preventiva e 18 mandados judiciais de busca e apreensão.
A operação foi feita em seis cidades do Rio Grande do Sul onde moram possíveis integrantes de uma associação criminosa voltada a prática do crime que fizeram duas vítimas na cidade de Presidente Venceslau-SP e uma de Teodoro Sampaio-SP, conseguindo vantagem financeira de mais de RS 120 mil.
As investigações mostram que, em posse das imagens, a suposta mulher alega ser menor de idade, quando, então, familiares, advogados e até policiais, todos fictícios, passam a exigir a transferência de dinheiro para que as fotos e as conversas não sejam levadas ao conhecimento das autoridades. Com medo, as vítimas acabam cedendo às exigências e realizando as transferências bancárias aos criminosos.