Band Multi

Polícia Civil cumpre mandados em investigação de pirâmide financeira

Operação Quéops investiga pirâmide financeira

Por Edison Souza

Operação vai continuar
Operação vai continuar
Polícia Civil

Policiais da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC), através da 1ª Delegacia de Investigações Gerais e do Grupo de Operações Especiais (GOE) realizaram nesta manhã de hoje (16) Operação Queóps. Estão sendo cumpridos treze mandados de busca e apreensão nas cidades de Indaiatuba, Itu, Jundiai, São Paulo, Diadema e Santos.

As ações visam o combate contra o crime organizado e estelionato denominado “Pirâmide Financeira” ou Esquema “Ponzi”, na região de Campinas. A empresa principal investigada na operação é a Agro S/A que tem um CPNJ adquirido de maneira fraudulenta através da falsificação dos documentos de outras empresas, com o intuito de ter um CNPJ antigo para gerar credibilidade, 

A AGRO S/A foi criada com único intuito de aplicar golpes, e para isso, contou com auxilio de outros profissionais como contadores, advogados, falsos advogados, marqueteiros, Os investidores eram estimulados para trazerem novos investidores, como a única forma de se conseguir os bônus ou lucrar.

Ao que tudo indica, nunca houve ganho através da negociação de commodities agrícolas, todo o lucro vinha de novos aportes.

Neste caso investigado, existe uma quadrilha totalmente especializada por pessoas conhecidas como “Arareiros” e “Piramideiros”, auxiliando a criar, gerenciar e aplicar o golpe.

Segundo a Polícia, estima-se que a quantia movimentada é da ordem de de R$ 300 milhões.

Vários telefones celulares, computadores, notebooks, além de cartões de memorias e pen drivers também foram apreendidos e serão alvos da investigação.

Tópicos relacionados