Band Multi

Polícia Ambiental coloca em prática Operação Huracan

A proposta é evitar os incêndios florestais

Por Hiltonei Fernando

A proposta é evitar os incêndios florestais
foto: Polícia Ambiental

A Polícia Ambiental colocou em prática, nesta terça-feira (17), a Operação Huracan, com o intuito de intensificar as ações de conscientização desenvolvidas em todo o Estado de São Paulo. Na região de Araçatuba o trabalho é feito pela 1ª Companhia de Policiamento Ambiental.

A ação acontece em 43 municípios e conta com o Ministério Público (MP), por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), com a finalidade de orientar as usinas sucroalcooleiras, produtores rurais, órgãos municipais e a população em geral, sobre as medidas preventivas contra incêndios florestais. 

Durante as fiscalizações de prevenção estão sendo realizadas vistorias em usinas sucroalcooleiras, para verificar a operacionalização do Plano de Prevenção a Incêndios (PPI), equipamentos disponíveis para combate a incêndios (caminhões, máquinas, EPI), monitoramento, pontos de observação, pontos críticos (área com reincidência de incêndios indicados pelas usinas), bem como, foram vistoriadas as condições dos aceiros e carreadores, quando verificadas irregularidades, sendo remetidas aos responsáveis pelas áreas para as devidas manutenções. 

A intensificação da verificação dessas medidas é primordial para o saneamento de possíveis irregularidades que possam vir a comprometer futuras ações de combate a incêndios. As ações de fiscalização da Polícia Ambiental continuam intensificadas durante todo o período da Operação Corta Fogo, que é desenvolvida no período de 01 de maio a 31 de outubro.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.