Um grupo de pesquisadores e paleontólogos está em Presidente Prudente para realizar escavações em busca de fósseis de aves que viveram no período Cretáceo, a Era dos Dinossauros. A expedição deve durar dez dias.
O paleontólogo Willian Nava, responsável pelo Museu de Paleontologia de Marília, participa das escavações e explica que o sítio é muito rico e diversos tipos de fósseis já foram encontrados no local, desde uma ninhada de ovos fossilizados de dinossauro Terópode e dentes e ovos de crocodilo que também viveram há milhões de anos.
Desta vez, o foco da pequisa são os ossos de aves primitivas. O pesquisador Luis Chiappe, do Museu de História Natural de Los Angeles, busca este tipo de fragmento em várias partes do mundo, e já conseguiu localizar a mesma espécia na China. Mas revela que em Presidente Prudente a diversidade e a preservação são melhores.
Diversos fósseis já foram localizados pela equipe por meio de um trabalho bastante minucioso. Todos os achados serão encaminhados para o Museu de Marília, onde serão estudados pra saber a qual animal pertecem. “É uma maneira de entendermos a evolução, principalmente das aves e trata-se de uma grande contribuição à ciência”, explica Willian Nava.